sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Na Barraca do Pitoco

Célere, passa na calçada, um carrinho de rolimãs com Pitoco no comando. Cabeça, braços e sem as pernas.
Pernas, membros desnecessários, pois o garoto se locomove com a precisão de um piloto de fórmula-1.
- Sai da frente, minha gente!
A barraca do moleque é sortida de revistas, velhos discos de vinil e quinquilharias tão mágicas que quem já viu não se cansa de revê-las. As pessoas fazendo fila e trazendo em suas sacolas plásticas o verde da Esperança e a cor-de-rosa do Amor.
Cuca fresca e sem ter pernas, mesmo assim, eu não me arrisco a dizer que deva haver no mundo alguém mais feliz que Pitoco.
Felicidade não é ter corpo de deus grego nem diploma de doutor. Pare um pouco pra pensar e um dia, quem sabe, você até vai descobrir. A ficha vai cair, eu garanto.
E lá vem Roberto Ribeiro no seu Trem de Luxo da Central, indo lá pra Madureira onde há o maior comércio popular desse belo Rio de Janeiro. Capital do samba onde nasceu Natal da Portela que, com um braço só, fez coisa que você não faria. E só para terminar, preciso subir as escadas da Serrinha e beijar Vovó Maria Joana, Rainha do Jongo, herdeira das danças d'África para o Brasil transplantadas.
Tô indo nessa, moçada!
E você, não vem?

40 comentários:

Sergio disse...

Hola Vanuza,

voy sí!

Te acompaño. Me gustó leerte.
Como dice mi amiga Alma "ya tenía saudades"!

Saludos argentinos,

Sergio.

Anônimo disse...

HOLA, CÓMO HA ESTADO USTED? MUY BUEN POST.
UN ABRAZO

Canto da Boca disse...

Claro que o convite está prontamente aceito.
Mas as suas palavras devem fazer o renascimento de muita gente, Vanuza (porque eu renasço sempre), que não é a perfeição de Apolo ou Afrodite que nos fazem felizes, ou um dipoma de doutor. Só uma sábia como tu, a nos dizer essas verdades.

Um beijo, querida!

Anônimo disse...

Como resistir a esse convite carinhoso?
Claro que vou!
Quando aqui entro sinto-me "de casa"
e ñ uma visita que diz "olá".
Vejo o menino,a Avó,tudo tão bem contado que quero mesmo fugir deste
frio que,às vezes,me rodeia e beber cada palavrinha,olhar e guardar,cada imagem.
Vou feliz!
Beijo.
isa.

Amélia Ribeiro disse...

Olá amiga querida,

quanto tempo!

Fico feliz por saber que está tudo bem.

Aceito o convite e vou contigo... claro que sim!

Um beijo.

Arnoldo Pimentel disse...

Muito bom mesmo seu texto.Um lindo fim de semana pra você,beijos.

Lilá(s) disse...

Muito bom este texto, e o convite! como resistir? ainda há mangas? o frio aperta por aqui, mais uma boa razão para não resistir...
Até breve rsrsrrs
Beijinhos

Rodrigo disse...

Almas simples que povoam nossas ruas com humildade e lições de vida.
Corajosamente se despojam de todos os impecilhos,negando-se a intimidar com as dificuldades que o destino nos impõe....

Grande Beijo!

Rodrigo.

Patricia disse...

querida amiga, tus palabras son maravillosas, siempre aportan luz, reflexión y belleza!
un beso grande!

SAM disse...

Querida amiga,

Eu topo!!!

Texto maravilhoso e bem sinalizado na mensagem que devemos refletir para o bem viver.

Carinhoso beijo e lindo fim de semana, Van!

...Drika disse...

Oi Van... sabe que por uns momentos, lendo aqui seu blog, você me capturou para estes momentos, diante destas pessoas que você descreveu... vida é isso aí, não é amiga?! E felicidade é coisa que vem de dentro, da alma, que é inteira, mesmo em um corpo que 'pareça' estar incompleto. Incompleto que nada! Do jeito certo para ser feliz!
Vou com você, sim =) Me espera que tô chegando...=)

Um bj no coração, amiga!

Fá menor disse...

O que importa é ter cabeça.

Bjos

cirandeira disse...

Eh, Vanusa, vamos que vamos! Gosto
muito desse teu jeito de escrever
despojadamente, desse teu olhar
diferente sobre as coisas e as pessoas que estão sempre tão à margem da sociedade, que nem são
percebidas. E o fazes tão alegremente que a gente até se anima um pouco.

Um ótimo domingo pra ti
Beijão

Vanuza Pantaleão disse...

Rô, meu amor, faz teu blog de cinema! Dou o maior apoio, hahaha. Ti amuuuuuuuu

eva disse...

Embora tanto mar nos separe, eu te acompanho na visita com as tuas palavras e no teu coração.
Uma semana cheia de paz e luz para a Van e seus queridos

SAM disse...

Minha querida,

Melhoras rápidas, viu? Cuide-se bem! Mamãe e as meninas ficaram péssimas. Hoje recebi um telefonema do meu tio ( irmão de mamãe) que ela estava queimando em febre. Estou bastante preocupada com a recaída....


Beijos com carinho. Saúde amiga!

Anônimo disse...

são lugares e pessoa assim que nos dão esperança. sempre sensível, você. meu abraço carinhoso.

O Árabe disse...

Grande post, Vanuza! Oxalá aprendéssemos com os Pitocos desta vida! :) Boa semana.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde.
Seu blog é lindo...

Voltarei depois, para ler com mais calma.

Estou lhe seguindo.(Maria Auxiliadora) Amapola.

Um grande abraço.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Vanuza querida!

Para começar felicidade é passear por seu blog e não ter vontade de sair!

Felicidade, já se disse, começa com fé e acredito que esta fé na vida é que faz Pitoco feliz e o pessoa do trem de luxo também!!!

Este blog é mina de vida!


Um beijo feliz!

Sonia Regina

Graça Pereira disse...

Queridissima
Vou a teu lado, certinha, em passo de samba...
Não me vou queixar mais...pensarei no Picoto e no Roberto Ribeiro e vou lembrar-me sempre que felicidade e alegria, estão na cabeça e no coração.
As coisas simples...esquecem-se depressa mas há uma fada que existe para nos lembrar, o que já esquecemos há muito.
Beijão e uma boa semana.
Graça

Ana Paula disse...

Olá Vanussa
Lindíssimos texto de reflexão de lições de vidas.
É isso " não é preciso diploma de doutor ou corpo de Deus grego"....
Muitas bjkinhas

Graça Pereira disse...

Minha Querida Para responder à tua pergunta: adoro samba, adoro toda a música brasileira.
O meu filhote no Natal ofereceu-me um orgão eléctrico óptimo. Andei 15 anos na música (piano) e quando vim de Moçambique não mo deixaram trazer.
Ontem tocando um pouco lembrei-me de uma música brasileira que era assim : "Quem quiser ver, é só subir o morro...samba mora no meu barracão"
Voltei a relembrar mas já não me lembro como se chamava e quem cantava mas já a tirei toda e fiquei feliz. beijocas
Graça

Anônimo disse...

Se vou contigo???
Vou Sim....

Adorei o texto...
Hoje tenho plena consiencia e total segurança de pesamento que :

O "Belo" e o "Perfeito" são muito diferentes do que na realidade se prega por ai.

Porque restringir a Inteligencia, a Bonitesa em corpos por assim dizer "perfeitos".

Tudo está de dentro para fora e nao de fora para dentro.
Quando todos passarem a entender isoo as coisas por aqui vão "Talvez" começar a mostrar alguma evolução ou melhora !!

Bj-s

Te Adoro menina amada e querida =]

Creusa disse...

Eu sou freguesa do pitoco e fã do Roberto Ribeiro. Vc me proporcionou momentos de puro êxtase.Brigadão.

Anônimo disse...

Querida Vanuza!

Eu ia sim, se pudesse eu até voava já para aí...

Para se ser feliz, não precisamos de muito não! O essencial é saber dar o valor de cada coisinha de nada que faz a nossa vida plena e saber vivê-la simplesmente.

Beijão

Olhos de Mel disse...

Querida amiga; amei a simplicidade eternura do post! Eu com certeza acredito que não precisamos muito para sermos felizes. E esse é um belo convite! Quando era pequena, em Sto. Amaro da Purificação, faziamos muitos passeios de trem; eu e minhas irmãs e adoravamos. A semana parecia não passar por esperar demais os sábados...
Bom fim de semana! Beijos

Imagem e Poesia disse...

Olá, querida amiga!
Retomando minhas visitas e deparando-me com teu aconchegante espaço.
Bom te ler.
Beijinhos
Ceiça

O Árabe disse...

Boa semana, amiga. Aguardo o novo post. :)

Graça Pereira disse...

Queridissima

Adorei a queixa magoada do milho, a par da exaltação do trigo abençoado por Deus, corpo de seu Filho Jesus na Hóstia do altar, festejado nas romarias populares...mas ele, o milho, na sua humildade lembrava o seu préstimo: mas eu sou aquele que alimenta quem acorda o dia e as bocas dos homens que lavram a terra... Delicioso que até guardei para mim!
Beijos e um fds feliz.
Graça

SAM disse...

Querida,

Vim te deixar um beijo e desejar um maravilhoso fim de semana.

Vanuza Pantaleão disse...

Creusinha, obrigada pelo carinho!
Volta logo, amiga!!!

Daniel Costa disse...

Vanuza

Como é que eu estava a perder este belo texto que postaste? Tu que trazes aqui belas e interessantes histórias! E tens um jeito muito especial de as apresentar, a prender o leitor.
Como não tens aprecido!...
Beijos

SAM disse...

Van,


Melhora e volta a gripe dela...O calor demasiado tambem contribui para o estado geral dela. Obrigada pelo carinho amiga.

Beijos em todos.

Arnoldo Pimentel disse...

Tem selos de presente pra você em meu blog, passe lá e pegue.Desejo-lhe um lindo domingo, beijos.

http://ventosnaprimavera.blogspot.com

Lúcia Laborda disse...

Querida amiga Vanuza; adorei a oração do milho! Mas sem duvida nenhuma Cora Coralina, dispensa qualquer comentário...
Boa semana! Beijos

O Árabe disse...

Aguardando o PC novamente em dia... e o novo post. :) Boa semana, amiga!

Miguelzinho disse...

Os deficientes físicos sempre nos dão lições de superação.
O seu jeitinho gracioso e alegre é o máximo.
Minha muito querida...

Guilherme Pantaleão disse...

Todo menino é um rei
Eu também já fui rei
Mas qual!
Despertei.
Lembro dessa também do inesquecível Roberto Ribeiro.
Faz um post com ela, mãe. Tô te pedindo.
Gostei muito!

.Sim Eu Digo disse...

A pobreza e a indigência tratadas com muita dignidade.
Nesse trem, eu vou.