sexta-feira, 29 de maio de 2009

Elvis, Homem, Mito...

VOU COMETER MAIS UM POST... SEGUREM-SE!

_________________________________________

... e tudo o mais que dele não conheceremos, pois tudo no ser humano, no fundo, no fundo é tão somente um enorme mistério.
Anderson "Filosofando o Cotidiano" Meireles, empurrou-me para ele, mas para Elvis eu já estava indo, porém temerosa do Mito mais que do Homem. Óbvio, nunca o conheci mas a ele me apeguei desde a juventude, aliás, como todos os jovens até os nossos dias.
Na noite em que soube que falecera, estava no cursinho e, de repente, a aula parou e alguém falou:"Elvis Morreu!" Levantei-me e fui para casa chorar. Foi a única vez que chorei por uma pessoa pública, artista, etc. No máximo, sempre ficava chateada, triste. Com Elvis foi diferente, ele me abandonara na curva entre a meninice e a maturidade.

ELVIS, O MENINO:


O pai, preso por estelionato vai cumprir pena de dois anos na prisão. Gladys e Elvis recebem ordem de despejo, já eram pobres, agora estão na rua da amargura, é a miséria. Os sogros dela os acolhem.
Num concurso em um evento musical, o jovem recebe seu primeiro prêmio e, logo depois, um violão de seu pai. Aprendeu logo a tocá-lo e até a dedilhar um piano. Pianos e carros fariam parte da sua vasta coleção de objetos prediletos, enquanto, no reino animal, ele curtia os cavalos.

O RAPAZ E A CARREIRA:

Oficialmente, sua carreira artística começa ao entrar num estúdio em 1954 e grava seu primeiro compacto simples, um sucesso! A cidade sulista de Memphis reconhece seu filho mais dileto, "o caipira Elvis Aaron Presley". Sulista que nunca discriminou os negros, pois aprendera com eles nos seus corais Gospel a sua grande arte de interpretar com a alma e seu "dó de peito", uma poderosa voz de barítono conquistada sem nenhum estudo convencional, talento pronto, espontâneo. Mais adiante, agregaria consigo vários corais compostos de vozes dos negros e foi aí que muitos problemas começaram a surgir por parte dos brancos racistas da época. Custasse o que custasse, nunca se apresentava sem a participação desses afinadíssimos grupos.
O ESPIRITUALISTA:
Certa feita, gravou um álbum Gospel à revelia dos que o manipulavam. Ali, ele recordaria os cânticos de sua mãe na Primeira Igreja Evangélica da Assembléia de Deus e ainda declarou em um documentário que só não se dedicaria mais a essa área religiososa porque haviam pessoas que dele dependiam e, lógico, fica aí, implícita, uma das muitas concessões que faria à poderosa máquina fonográfica americana.
Sua mãe, a mulher que sempre o inspirara, o surpreende com uma declaração mais metafísica que consoladora sobre seu irmão gêmeo, Jesse Geron que falecera precocemente durante o parto: "Ele é um Anjo, Elvis, e sempre vai te acompanhar." Elvis, frequentemente, interrompia conversas para ir ao jardim e "conversar" com o irmão gêmeo e ali ficava, aparentemente, falando sozinho. Isso era fato, acredite quem quiser!
No seu último show em Las Vegas chama um pastor e amigo e, lado a lado com ele, ajoelham-se para ler a Bíblia, mas Elvis, repentinamente, interrompe a leitura e clama emocionado: "Me perdoe, meu Deus, me perdoe por todo o mal que causei..."
No dia seguinte, foi encontrado sem vida. Uma premonição?
O SUCESSO ESPETACULAR:


Filas intermináveis e os cartazes luminosos dos cinemas do mundo inteiro para que o público jovem assistisse o moço lindo de cabelos tingidos de negro, abarrotados de brilhantina, dançando de forma tão ousada e sensual que arrancava gritos histéricos das moçoilas mais recatadas.
Os conservadores o atacavam pelo escandaloso sucesso e os negros e intelectuais progressistas também. Afinal, segundo Little Richard, Elvis fora "inventado" para abafar a música negra. Segundo Anderson Meireles, especialista na obra musical de Elvis "ele queria mesmo era chacoalhar com a hipocrisia da época". Conseguiu, e com louvor.
A MORTE DA MÃE: DEPRESSÃO E DECADÊNCIA FÍSICA


Gladys Love Smith falece em 1958, o Homem Elvis sofre o maior e definitivo golpe de sua vida, mas o Mito Elvis assume nova performance e "aconselhado pelo temível Cel. Parker", alista-se no exército e veste a máscara de patriota ao ir servir na Alemanha Ocidental. Muito do que se passou por lá ainda não foi divulgado, nem sua estatura física oficial. Novo choque para Elvis, ele não suporta os treinamentos forçados no rigoroso inverno germânico e começa a fazer uso de estimulantes e calmantes, alternadamente. Ao sair de lá, passados dois anos, já não consegue mais se libertar da dependência química e o círculo vicioso não pára.
O coronel, entretanto, não se comove com o drama de sua presa e lhe impõe o casamento com Priscilla. Elvis, como um cordeiro, o obedece. Muitas pompas, fotos e filmes coloridos para fundamentar uma felicidade de mentira, pois Elvis, não se cansava de dizer entre os seus amigos mais chegados que "não nascera para o casamento". Nasce Lisa, mais fotos, filmes...o divórcio.



Os gêmeos de Lisa, sua continuidade? O futuro dirá!

Em sua cama, "garotas, garotas e garotas"(alusão proposital a um dos seus filmes de maior sucesso) aqueciam suas noites, porém, todas bem escolhidas. Elvis tinha um gosto refinado em matéria de amor. Suas beldades deveriam ser do tipo tímida, limpa, discreta, bem maquiada e...de calcinhas brancas. Fetichista?
_________________________________________

O DESAPEGO AOS BENS MATERIAIS:


Generoso ao extremo, ele distribuía dinheiro, carros de luxo (120 ao todo) e revólveres (afinal era um militar do FBI) a todos que passassem por seu caminho, a tal ponto que o próprio pai, "pão duro" inveterado lhe puxava as orelhas, ao que ele, inocentemente, respondia: " Não se importe com isso, paizinho, afinal, é apenas dinheiro, não levarei nada disso quando morrer".
Grande verdade, Elvis! Falou o Homem!
Em se tratando do Mito o que todos sabemos é que

" ELVIS NÃO MORREU!"
___________________________________

Mesmo após sua morte, sua fortuna é a que mais cresce no mundo, seguida pela dos Beatles que negaram à época terem tido um encontro com ele, porém confirmado por John Lennon, na casa do mesmo. Uma única foto registrou a entrada de Elvis na residência do Beatle mais consciente do grupo dos "Meninos de Liverpool".

VALEU, ANDERSON!

GENTE, EU TENTEI!


O Mito de cera, apenas um produto...
Obs.: Imagens e link de pesquisa cedidos gentilmente por Anderson Meireles.

--------------------------------------------------------------

SELOS SÃO CARINHOS:

1- Selo Proximidade da Sam, adorei!





2- Selo Comemorativo do Blog Pelos Caminhos da Vida, obrigada, Ana!


3- Selo Samurai do Amigo Fran, grata!


Tchau-10662

E aí, gostaram?