segunda-feira, 7 de julho de 2008

CHAPLIN...AO MEU FILHO!



Por ser um estudioso da VIDA E OBRA DE CHARLIE CHAPLIN, estou postando a letra de "LUZES DA RIBALTA" com muito Amor Maternal ao meu filho, GUILHERME. A ele agradeço também pelo apoio nas tarefas dessa página. Aproveitamos para algumas breves opiniões sobre duas, entre as grandes obras-primas que a mente fértil de Chaplin criou.

Luzes da Ribalta

"Vidas que se acabam a sorrir
Luzes que se apagam, nada mais
É sonhar em vão
Tentar aos outros iludir
Se o que se foi
Pra nós não voltará, jamais
Para que chorar o que passou
Lamentar perdidas ilusões
Se o ideal
Que sempre nos acalentou
Renascerá, em outros corações..."

(Charlie Chaplin - Antonio de Almeida e João de Barro, versão)

Cena do filme "Luzes da Ribalta": um palhaço pobre que se apaixona por uma bailarina. Óbvio que se trata de Carlitos e a bailarina, a atriz Claire Bloom, uma ótima escolha para o papel...e a trilha sonora ...inesquecível!

------------------------------------------------------------------------------------------------


O filme "O Grande Ditador" tem sido, ao longo dos tempos, uma sátira feroz contra todos os tipos de opressões aos homens de mentes livres da Humanidade. E que o mal jamais venha a triunfar na Terra! SALVE, CARLITOS!

Obs: esse post, a rigor, seria outro.Entretanto, duas vias se entrecuzaram para que o Eterno Carlitos surgisse.Meu filho, debruçado sobre seus estudos universitários e ouvindo "Luzes da Ribalta", me aproximo e o percebo emocionado. Daí, relembro também Drummond festejando o "mendigo de negro" em um dos seus brilhantes poemas e, por fim, veio Aldir Blanc ao nosso espírito. Esse último, compôs o "Bêbado e a Equilibrista", interpretada por Elis, a querida Elis cantando o "HINO DA ANISTIA" que traria de volta o "irmão do Henfil", BETINHO (aqui já justamente homenageado). A outra "coincidência" foi a visita da neta desse Gênio ao Brasil, atriz muito talentosa, mostrando um pouco de sua arte na TV. Gênio? Por que chamo certas personalidades com essa designação? Porque são SIMPLES...sim, porque não complicam e deixam seu legado, sua bagagem de AMOR a essa humanidade...