domingo, 13 de julho de 2008

OS 100 ANOS DE GUIMARÃES ROSA

GUIMARÃES: DIADORIM E A ROSA

BRUNA LOMBARDI: COMO DIADORIM

ANAYDE BEIRIZ: INTELECTUAL PARAIBANA

ANA NERI: A PRIMEIRA ENFERMEIRA

MARIA QUITÉRIA DE JESUS: PRIMEIRA "SOLDADO" DO EXÉRCITO

GUIMARÃES ROSA... DIADORIM >DEDICO À AMIGA RENATA PARREIRA CORDEIRO

Guimarães Rosa fez cem anos e nessas andanças pelos " sertões virtuais ", ainda não vi nada que o ressaltasse. Vou ousar! Porém, sem arroubos literários, não sou dessas aventuras.
Daí, por ser mulher, peguei-me a pensar em DIADORIM que entrou para a jagunçada a fim de vinganças paternais. E veio RIOBALDO, seu companheiro de lutas e confidências, mas com a alma em conflitos inconfessáveis.
"GRANDE SERTÃO:VEREDAS", cresce pela voz de RIOBALDO a um interlocutor atento e quase mudo, tudo isso para, ao final, ser revelado o intrigante segredo:
DIADORIM ERA MULHER!
Se percorrermos histórias desses brasis e sertões encontraremos outras "diadorins", assim como: MARIA QUITÉRIA DE JESUS, "soldado" do exército brasileiro, lutando pela Independência no Recôncavo Baiano; ANA NERI, a enfermeira que serviu também ao exército por cinco anos e mais a paraibana ANAYDE BEIRIZ, mulher e Poeta que desafiou a aristocracia nordestina e, óbvio, suicidou-se.
E o que é lembrar da "ROSA DE GUIMARÃES"? Neologismos? Sua vida de médico nas Minas Gerais? Seu medo de ser um acadêmico? E esse temor se concretizou, pois sendo extremamente místico, já pressentia sua morte quando vestisse o famoso fardão... Dito e feito, vestiu e morreu!
Lembrar que "O ROSA DO BRASIL" fez do sertão o universo de todos nós, porque tanto é torturante quanto mágico, caminhar pelo chão de Guimarães como ver nascer Riobaldos e Diadorins a cada dia.

GUIMARÃES ROSA: COM O FARDÃO DA ABL


GUIMARÃES, PELOS SERTÕES


50 ANOS DE "GRANDE SERTÃO:VEREDAS"

"VIVER É MUITO PERIGOSO...QUERER O BEM COM DEMAIS FORÇA DE INCERTO JEITO, PODE JÁ ESTAR SENDO SE QUERENDO O MAL POR PRINCIPIAR"

ROSA PARA UMA ROSA CHAMADA RENATA!


-------------------------------------------------XXX-----------------------------------------------------

AO JOÃO DE TODAS AS FLORES: