quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Um filme muito especial...

AS COISAS MUDAM
Na linguagem dos cinéfilos diz-se "filme cult" àquele que não se propõe a estourar a bilheteria, pelo contrário, há um público seleto e pronto para absorvê-lo.
David Mamet sempre foi um estupendo roteirista e seus filmes têm cem por cento de unanimidade, são excelentes.
Não adianta classificar As Coisas Mudam como comédia ou drama, nem uma coisa e, muito menos, a outra. Trata-se de um filme, realmente, diferente e que requer um olhar atento do espectador.
A HISTÓRIA:
Um humilde engraxate, Gino (Don Ameche), é confundido com um chefão da máfia que deverá ser julgado. Mais um filminho de máfia? Ledo engano, amigos! Vamos adiante.
Jerry (Joe Mantegna) e seus comparsas "convencem" o pobre Gino a ser julgado no lugar do réu verdadeiro, o tal mafioso e, em troca, o "convencem" a receber como recompensa um simples barquinho de pesca. Gino não esboça qualquer reação de raiva ou revolta, aceita o trato com um certo fatalismo e tranquilidade.
Daí por diante, Jerry, o mafioso atrapalhado, torna-se a sombra do coitado do sapateiro que de coitado não tem nada. Gino é um homem extremamente observador e em paz consigo mesmo, daí o seu bom-caráter acima da média. Honesto, honestíssimo.
As ações transcorrem e ambos vão parar no paraíso do jogo que é Las Vegas e, justamante, no ninho e covil dos maiores bandidões da máfia. Gino permanece impávido, comporta-se com parcimônia e, sem querer, atrai as atenções do manda-chuva que se torna seu melhor amigo e confidente. As cenas aqui são de uma leveza e ternura incomparáveis. Dois homens sonhando com coisas simples da vida onde a grande diferença está em que um deles é miserável e o outro tem tudo em termos de bens materiais. E chega a hora da despedida. O ricaço se emociona e lhe entrega uma ficha telefônica dourada com uma recomendação expressa: "- Qualquer problema, pode me chamar, vou te ajudar!"
Chega o dia do tal julgamento e Gino está preparado para sentar-se no banco dos réus onde recebe a absolvição e soltura. Solto, mas sem liberdade, pois sua morte já está prestes a ocorrer. Gino tem sexto sentido e percebe algo de diferente no ar. Vai ao telefone público e usa a ficha dourada e personalizada do amigo mafioso que cumpre sua palavra, livra-o da sentença dos criminosos da máfia.
Conclusão: Jerry, o mafioso doidão apega-se tanto ao exemplo de vida de Gino que acaba também sendo engraxate na lojinha simples daquele homem bom e despretensioso.
Acharam sem graça? Vejam o filme, mas o vejam com os olhos da alma e aí, só aí, poderão enxergar o valor de se fazer boas e duradouras amizades, sem vaidades ou outros artifícios materiais.
Um destaque aqui para o super ator Don Ameche, o velhinho arrasa em termos de interpretação e não desgrudamos os olhos dele por um segundo. Não tem mulher nua, nem violência, apenas talento de verdade.
O que David Mamet quis provar? Simples, né gente! Não precisa dinheiro a rodo para se fazer um filme de qualidade e de boa estrutura dramática. Qualidade é mais que quantidade, eis a fórmula mágica.
CANTANDO...
Barbra Streisand com seu eterno carisma em People.
Até!


PEOPLE
Pessoas
Pessoas que precisam de pessoas
São as pessoas mais sortudas deste mundo
Somos crianças
Que precisam de outras crianças
Que também deixam o orgulho de serem crescidas
Escondendo tudo o que sentem lá dentro
Agindo mais de forma infantil que as crianças
Amantes são pessoas muito especiais também
Eles são as pessoas mais sortudas deste mundo
Com uma pessoa
Uma pessoa muito especial
Um sentimento lá do fundo de sua alma
Que diz que você estava incompleto,agora está cheio!
Sem mais fome,ou sede
Antes de mais nada,ser alguém que precisa de uma pessoa!
Pessoas que precisam de pessoas
São as pessoas mais sortudas deste mundo!
Uma pessoa muito especial
Sem mais fome,ou sede
Antes de mais nada,ser alguém que precisa de uma pessoa!
Pessoas que precisam de pessoas
São as pessoas mais sortudas deste mundo!