segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Coelhos e Canteiros - O Mestre

A passeata transcorreu a contento. Algumas falas foram proferidas por pessoas que conheciam e sabiam transmitir com segurança os temas ali tratados. Porém, observando atentamente os oradores, Mark reconheceu seu ex professor de filosofia. Qual seria mesmo o seu nome? Não se lembrava mais, pois na faculdade todos só se dirigiam a ele como "mestre" pra lá, "mestre" pra cá, e assim ele formou-se sem saber o nome do professor mais interessante e querido que já tivera.
Agora, já encerrada a envolvente manifestação,  muitos sentavam-se no gramado da praça e apenas  conversavam informalmente.
- Mark, você ainda se lembra de mim? Pergunta-lhe de surpresa o velho mestre que fez questão de sentar-se ao seu lado.
- Sim, claro, professor!
E a conversa fácil, mas inteligente, foi num crescendo até que girou em torno da questão da ética no relacionamento humano. O ex aluno procurava não interromper o bom mestre que demonstrava seu temor quanto ao lado sombrio do homem atual, e que temia que certas atitudes ruins e agressivas, arrastassem a todos de volta à barbárie, resultando isso numa frieza cruel e falta de compaixão pelo semelhante. Foi aí que Mark e Gertrude notaram o semblante triste e abatido do velho homem.
- Mas ainda há esperança de reverter essa dura tendência do coração humano? Quis saber Mark.
- Talvez, meu filho, mas temos que nos mobilizar com cautela, mas com segurança e muito mais frequência, tendo em vista que a acomodação e o silêncio são sinais de indiferença, e você sabe: "quem cala, consente". E tem mais, seremos duramente cobrados pelas novas gerações pela nossa omissão.
De repente, todos perceberam que a filha do casal se agitava com a fuga repentina de Castanho, o coelho. Dessa vez, o professor esboçou um sorriso amigo e disse-lhe com afabilidade:
- Castanho precisa de liberdade para evoluir, os animais têm seus direitos e também buscam o seu próprio caminho de auto-conhecimento. Mas fique certa, Anabela, ele nunca vai esquecer os seus cuidados e carinho. Deixe que ele siga!
A menina, embora já apegada ao animalzinho, entendeu a explicação de sabedoria daquele senhor e, finalmente, acalmou-se.
- Meus amigos, foi bom tê-los encontrado e faço-lhes aqui um convite para que me visitem em breve.
- Mas onde o senhor está morando, professor? Questionou Mark com uma pontinha de medo de perder o contato com aquele que lhe abrira as portas de um conhecimento que ia além do rígido academicismo dos bancos escolares.
- Não se preocupe com endereços e coisas desse tipo, meu amigo mais que aluno. Pode deixar, eu acho vocês!
E o mestre que Mark não via há tanto tempo e que, lamentavelmente, não perguntara o nome, afastou-se atravessando a rua, sumindo por entre as altas árvores enquanto a noite vinha chegando, encobrindo o dia.
A promessa de um novo reencontro fora feita, ele voltaria com respostas. Todos precisavam acreditar nisso.

Imagens retiradas do filme "Apocalypse Now" de Francis Ford Coppola, uma obra cinematográfica fantástica. Fica aqui a nossa recomendação. Abraços!