terça-feira, 1 de julho de 2008

TERENCE STAMP E SUA ARTE

TERENCE STAMP: SUA ARTE E MUITO MAIS!
Sei dos sites e blogs perfeitos sobre cinema e o desempenho desse ator que foi louvado por Fellini em "Toby Dammit". Mas, se alguém, por acaso, nos acompanha aqui, talvez tenha notado que a nossa relação com o cinema é, antes de mais nada, AFETIVA. Daí, vamos focalizar o Astro em alguns momentos de sua produtiva carreira, começando:
"O COLECIONADOR": Terence e Samantha, vivendo dois papéis muito subjetivos.Ele, um bancário pobre, sossegado, mas secretamente apaixonado por Miranda, uma mulher no auge do seu frescor feminino.Tímido e colecionador de borboletas, não ousa se aproximar dessa "deusa". O rapaz (não me recordo o nome do personagem, nem vou consultar nada) faz um jogo na loteria e...GANHA! Eis um milionário que parte para a captura da sua ambicionada "borboleta". Sequestra Miranda e a mantém em cárcere privado, mas com regalias, sem maltratos, à espera tão somente do seu afeto. O AFETO não vem! Pelo contrário, Miranda o rejeita, definha e morre. E para que tanto dinheiro nas mãos de um desequilibrado? Miranda bem que poderia gostar daquele jovem que só lhe pedia um pouquinho do seu carinho. Só vendo mesmo!
"ENCONTROS COM HOMENS NOTÁVEIS": Aqui, confesso, o livro supera o filme.Porém, essa película não foi feita para o grande público.O seu conteúdo destina-se aos Iniciados no Sufismo de Gurdjieff, uma figura ímpar em termos de inteligência e VISÃO ESPIRITUAL. Quem já ouviu ou leu sobre "A Escola do Quarto Caminho", entende o que tento transmitir. Peter Brooks, o diretor, foi um dos últimos a conviver com o Mestre George I. Gurdjieff, assim como muitos artistas, até na Literatura, como Katherine Mansfield. Vamos a mais algumas imagens? Escolho esse trabalho artístico sobre a face de Gurdjieff por uma questão de gosto pessoal, simplesmente.

Uma das cenas do filme que enfoca o ritual da dança, ou movimentos, tendo em vista que o despertar do corpo físico era um dos principais pilares do "TRABALHO DE GURDJIEFF". Aqui, ainda deixo uma indagação que não consegui solucionar: por que a escolha de Terence para desempenhar o Mestre em suas buscas espirituais? E TERENCE TEM MAIS: tem "Priscila, Rainha do Deserto", onde teve a coragem e a maturidade de interpretar, e bem, um travesti. Tem também a fortíssima interpretação de um vilão em "Super-Man". E em "Toby Dammit" e "Teorema" já falamos, mas não nos custará nada voltarmos mais detidamente a essas OBRAS IMORTAIS...

AFINAL, É TERENCE STAMP O INTÉRPRETE!(...e que o dono desses "olhos verdes" ainda tenha muita estrada...)