sábado, 24 de maio de 2008

ESCRAVIDÃO... O BRASIL AINDA SANGRA

"Auriverde pendão da minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança..."
-----------------------------------------------------
"Antes te houvessem roto na batalha
Que servires a um povo de mortalha!"
------------------------------------------------------
(Castro Alves)


120 anos se passaram e a ferida ainda não cicatrizou e não irá sarar enquanto...no cinema , a menina vê "GANGA ZUMBA". Quilombo invadido e a negra sendo perseguida, atravessando a mata e um riacho, onde cai. Está morta. A negra é a excelente atriz LUIZA MARANHÃO que desapareceu também das telas brasileiras para nunca mais.
Mas, a realidade dos negros brasileiros, ainda hoje, não é cinema. Assim analisaram muitos estudiosos e antropólogos: Gilberto Freyre; Roger Bastide; Pierre Verger, só para falar dos mais proeminentes. Jorge Amado que retratou a Bahia como microcosmo desse país da omissão e do desrespeito morreu sem receber o NOBEL que, politicamente, como sempre, foi para outro. E quem se lembra do outro? Falando nele, perdemos a pouco sua companheira de todas as horas, ZÉLIA GATTAI, uma personalidade forte, escritora de grandes méritos.
Retorno ao meu pequeno universo onde minha mãe nos contava as histórias das escravas do seu avô que a viram nascer: "MÃE TEREZA" e "MÃE GERMANA". As duas, sem terem para onde ir, após "a libertação", continuaram com a família e serviram a todos até o fim de suas vidas inglórias, como inglórias são as vidas de todos nós, povo brasileiro.
Eles regaram essa terra com seu sangue, sua cultura e religiosidade. Religião proibida, perseguida, enxotada dos salões dos brancos que quando se sentiam aflitos com seus males corriam (ainda correm) aos terreiros e senzalas para buscarem a proteção DOS ORIXÁS DE ANGOLA, DE KETO, DE NAGÔ...e quem vai à igreja pela manhã poderá ser encontrado prestando reverência à UMBANDA ou ao CANDOMBLÉ.
Essa HIPOCRISIA NACIONAL me enoja! Onde iremos parar com tantas mentiras "oficiais"?






Acima: Castro Alves; dispensável dizer da sua LUTA em favor dos negros, principalmente com o ÉPICO " NAVIO NEGREIRO ". Abaixo: Jorge Amado e Zélia Gattai; Luisa Maranhão e representação artística de um Culto Afro. E VIVA O BRASIL DE TODAS AS RAÇAS!!!