segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Crianças, Barquinhos e Tsurus

Quem aí não se lembra daquele primeiro barquinho de papel feito no jardim da infância? De uma simples folha de papel de caderno surgia o nosso próprio barco que singrava em banheiras ou poças d'água da chuva. Esses eram os nossos "oceanos". Esse foi meu primeiro origami que, devagar, lentamente, acabou virando um Pássaro Sagrado, o Tsuru japonês que pode se transformar no Uirapuru e até num Bem-te-Vi que canta na sua janela, bem cedinho.
O Tsuru é o símbolo japonês da felicidade, longevidade e só coisas boas. Coisas em que teimamos em acreditar para podermos sobreviver ao caos das tempestades nos oceanos encapelados da vida. E vamos sobreviver! Seja otimista, o que te custa?

Um pássaro de papel que na arte do origami serve de base perfeita para tudo que se queira projetar. E quem fizer 1000 Tsurus consegue realizar o desejo mais difícil, aquele mais bem guardado no fundinho do coração.
Vamos ver quem termina primeiro? Mas eu sou preguiçosa, vou tentar!
João Donato, maravilhoso pianista e compositor, criou "Gaiolas Abertas" que parece que foi feita para todos os pássaros e seres que se sentem presos e engaiolados. Aprisionados até em si mesmos, o que é a pior das prisões. E como ainda não saímos do Japão, aqui estão Noriko Yamamoto e Matsumonica para nos agraciarem com uma interpretação pra lá de sensível e com direito a sotaque nipônico-brasileiro, muito legal, afinadíssimas. A gente podia até cantar juntos, vamos nessa? Solte a sua criança, deixe-a livre, voando.

" Voa / Voa passarinho / Voa / A gaiola está aberta / Nada aqui te prende mais..."
-------------------------------------------
Em tempo, essa eu aprendi também com a Déia! Querem saber mais? Ela tá aqui bem pertinho da gente:
Vai lá, pergunta a ela como é que faz!