terça-feira, 1 de abril de 2008

HUMOR: AS PREVISÕES DE PAI ZUCA PARA 2008


AS PREVISÕES DE "PAI ZUCA" PARA 2008
Entrevistadora:Taty, estagiária de comunicação num famoso canal de TV, mocinha com tendências ideológicas, digamos, "exóticas". Entrevistado: Pai-de-Santo da periferia de uma cidade grande. Homem ambicioso (171) e muito, mas muito conservador mesmo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
COMEÇA A ENTREVISTA, Taty: - Boa noite, Pai Zuca!Podemos começar? PZ: - Vai me filmar? Deixa eu me arrumar... Taty: - Fim de ano e as pessoas ficam curiosas, como será 2008?PZ: - Bem, vamos aos búzios... Ano governado por Xangô com Iemanjá: Justiça e Amor. Vai ser bom! Taty, mais animada, arrisca: - E as mudanças políticas? O presidente, como estará? PZ: - Nada de mudanças. O presidente está no caminho certo e o povo muito satisfeito.Tudo continuará bem, como no começo! Taty, meio desanimada, muda o rumo da entrevista: - Alguma perda no meio artístico? PZ: - Sim. Um grande astro falecerá, infelizmente! Taty, querendo mais detalhes: - Uma dica por favor! PZ, o sacerdote afro pega de novo os búzios, faz um ar misterioso, olha fixamente a câmera em close, e diz: - Os búzios não querem falar. Taty, se controlando: - Na literatura, soubemos que uma escritora perdeu seu emprego num veículo de comunicação e... PZ, a interrompe bruscamente: - Já sei de quem você está falando, minha filha, mas não insista...Taty, insistindo: - Mais era uma carreira promissora, a moça fazia denúncias sérias de corrupção... PZ, muito aborrecido: - Por isso mesmo, o chefe lá do negócio tava certo. Se fosse no meu terreiro, eu tinha feito a mesma coisa. Taty o fuzila com os olhos: Mas a democracia, não fica abalada? PZ: - Que democracia? No meu terreiro, flho-de-santo meu tem que se ajoelhar e me beijar a mão e ruminando: "democracia, coisa de maluco, só no papel mesmo". Taty, não se dando por vencida: - Mas, a Van... Vanuza, volta? PZ perde a calma: - Não me fale esse nome aqui dentro. Pronto! Ninguém vai ver minha entrevista. Acabei de perder a metade dos meus clientes. Você estragou tudo. Sai, sai já daqui! Taty, constrangida: - Corta! Equipe da TV: - Vamos ter um trabalhão para editar tudo isso... A equipe sai e Pai Zuca retira seus paramentos, veste uma bermuda e abre uma lata de cerveja geladinha: "-Essas meninas de hoje! Ah, que saudade da ditatura!" Vai para frente da TV, assiste o show que antecede à queima de fogos em Copa. A festa começa e o que passou, passou... FIM



Vanuza Pantaleão/Textos diversos...

Observações:

Os textos que aqui estão sendo publicados surgiram desde há muito de uma necessidade de expressar "ficções" nascidas da nossa experiência de vida, entrelaçadas com figuras do inconsciente. Sou uma escritora desde a mais tenra idade, se há qualidade ou não nos meus "alfarrábios" deixo a critério de quem se dispuser a ler-me, afinal, o escritor é um ser que vive no seu tempo, porém buscando e rebuscando a superação. Trarei aqui prosa e versos da nossa poesia que ousei "cometer" ao longo dos descaminhos da vida. Aos escritores VERDADEIROS, peço-lhes que sejam indulgentes com essa eterna aprendiz.
Aos passantes, direi sorrindo: - Entrem, a casa é nossa!