quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Operação Natal - 2011

Uma ducha de água morna bem prolongada e, ao final, outra fria, tornam o corpo e a circulação renovados. Foi assim que a cabeça da professora Bianca voltou ao seu estado natural e já vestida no surrado roupão alaranjado, liga a TV para assistir a uma novela qualquer. Não consegue assisti-la e adormece.
O homem alto de vastos cabelos negros a enlaça pela cintura e lhe diz uma senha ao ouvido: OPN2011.
- Não vai dar, não dá, rapaz! Vou ter que me preparar muito, aprender idiomas, roupas, não nasci para ser espiã.
Uma estilista de moda é procurada e lhe fornece roupas adequadas, desde o algodão simples ao quentíssimo astracã.
O sol está a pino, Bianca dirige-se ao guarda do presídio público e pede-lhe para encontrar-se com Dario, ex presidiário.Trata-se de um prédio cinzento, aspecto sinistro e muitas grades. Atravessa o enorme portão de ferro e depara-se com Dario que tem o semblante marcado após cumprir dois anos de pena, está livre e muito confuso.
- Moça, eu estou recuperado, acredite! Começa a defender-se quando ela o interrompe dizendo apenas o código OPN2011. Pegam um táxi para o aeroporto rumo à Finlândia.
Paisagem fria, sóbria, pode-se dizer que até de uma beleza melancólica, mas que os atrai. A neve recobre alguns pinheiros e crianças de gorros coloridos estão construindo seus bonecos grandalhões de neve para depois os chutarem. Estão brincando, é assim a tradição dos brinquedos de neve nos países frios.
A cabana de madeira já começa a despontar ao longe, o carro desliza na pista e estaciona próximo a uma cerquinha carcomida. Algumas batidas à porta e um homenzinho pequeno os atende sorridente.
- Fiquem à vontade! Diz um senhor de barbas grisalhas e bem aparadas. Um chocolate quente é servido com uma bandeja de biscoitos de avelãs.
Na parede em frente, a professora vê um mural que representa um recém-nascido deitado em um bercinho tosco numa referência clara ao nascimento de Jesus.
- Meu nome é Noel, apresenta-se o anfitrião. Sim, sou o tradicional Papai-Noel, mas o que todos desconhecem é que apenas sou mais um de uma dinastia que remonta a eras passadas. Bem, lhes daremos o material necessário (livros, dvds, etc.) para que possam ter a dimensão exata do nosso trabalho nesse planeta. A missão de vocês realmente é secreta, mas não envolve a entrega de presentes ou bens materiais, melhor seria que nunca tivéssemos que ceder a esse tipo de pressão comercial, mas o que está feito, está feito.
- Como assim? Dario atreve-se a interrompê-lo.
- Meus jovens amigos, os presentes camuflam problemas e carências infantis muito sérias. Busquem esses pequenos e preencham suas almas com afeto. O Natal é isso, distribuição pelo ano inteiro de amor e compreensão para todos. O cessar das disputas, das guerras e dos interesses mesquinhos que se alojam na parte obscura do nosso ser. Amor, basta o amor...
Um sino toca ao longe, Bianca acorda assustada. Teria sido apenas um sonho?
Ficou a mensagem e Bianca decide passá-la aos seus alunos. AINDA RESTA UMA ESPERANÇA. E vem chegando aí o rei, Roberto Carlos, para nos encantar com sua emocionante interpretação de Força Estranha, vamos nessa?!!!
"Eu vi o menino correndo, eu vi o tempo..."
Feliz e suave Natal para todos que, de alguma forma, me auxiliaram nessa jornada virtual que não é fácil, mas nos recompensa afetivamente e efetivamente!