quinta-feira, 21 de agosto de 2008

GILDA OU RITA? E MUITO MAIS...DIVAS


RITA HAYWORTH COSTUMAVA DIZER:

1- "Os homens dormem com GILDA, mas acordam com Rita."

2-"Vocês não sabem como é difícil envelhecer..."

3-Num restaurante do Rio, nenhum "cavalheiro" se ofereceu, numa tarde chuvosa, para levá-la para o hotel. Rita saiu na rua, sozinha, com as roupas encharcadas. Enfrentou a tempestade!

Rita, a "RAINHA DO FILME NOIR" com apenas um filme, "GILDA", dotada de uma beleza física estonteante, não suportou as intempéries do tempo e o desprezo sexual dos homens...Afundou na bebida, drogas e sofreu terrivelmente com o Mal de Alzheimer que, à época, não tinha a menor possiblidade de, ao menos, ser amenizado. Seu cérebro apodreceu e sua ARTE E BELEZA estão imortalizadas nos seus belíssimos filmes.
Mas," GILDA" marcou porque:
"JAMAIS HAVERÁ OUTRA MULHER COMO...RITA!"
Nossa conclusão pessoal: não tentemos construir nossas vidas sobre bens ou pessoas, pois tudo passa, tudo é impermanente...

Muito bem! Eu ia parar por aqui e passar a semana cuidando da vidinha real, mas aquele "desafio" do meu amigo Sérgio do blog "TRAMA BACANA" começou a se infiltrar insidiosamente nos meus "dois neurônios" (agora já avariados, rsss). Olha só a dele:"-Vamos fazer uma lista das dez maiores "DIVAS" do cinema?" Puxa, e eu querendo ir pra outro lado...Mas, não custa nada, né gente? "RECORDAR É VIVER!" Aviso: essas 10 "Divas" poderão ser doze, treze... E um pedido de desculpas às demais que ficaram de fora. E quem por aqui passar, vai falando, vai acrescentando...Depois, obviamente, virão "OS DIVOS". Decididamente, quem tem blog, não tem sossego, mas que dá prazer, dá!


Novas "Divas", pela ordem:

1- Luiza Maranhão: "Ganga Zumba"... (imagem em preto-e-branco de um outro filme, ver IMDB).

2- Esmeralda Barros (Prata da Casa, morava em Nova Iguaçu): "Filmes italianos e um de 007 no Rio"...(Esmeralda é a última, de maiô negro com enfeites vermelhos, dando uma gostosa gargalhada, foi uma das "Musas do Pasquim"). A conheci pessoalmente, belíssima, corpo escultural. Nova Iguaçu revelou vários artistas para o Brasil, farei post a respeito, em breve.

3- Virna Lisi: " A Moça e o General"...(um dos muitos filmes dessa grande atriz, esse tem uma das cenas mais interessantes que já assisti sobre a paixão de um nazista por uma camponesa).

4- Rejane Medeiros: " Anita Garibaldi, filme italiano"...(carreira interrompida, mas marcante, há projeto de um filme sobre a sua biografia, foi (ou é) casada com o músico Egberto Gismonti).

5- Odete Lara: "Noite Vazia"...(foi um filme importante, mas a cena em questão é de um filme de Gláuber Rocha; a atriz retirou-se da vida artística no auge da carreira; saiu na hora certa, pois buscou a Espiritualidade).

6- Norma Bengell: "Os Cafajestes"...(já vinha do melhor filme da Atlândida, "O Homem do Sputnik"(Carlos Manga, diretor) e foi o primeiro nu do cinema em outro filme com Jece Valadão; também é diretora).

7- Monica Vitti: "A Aventura"...(uma filmografia magnífica, ver IMDB).

8- Marylin Monroe: " O Pecado Mora ao Lado"...(um mito, sex-simbol mundial).

9- Maria Félix:" Juana Gallo"...(gosto dessa em especial, ESNOBOU HOLLYWOOD, foi convidada, mas declinou do convite, preferiu viver e filmar na França).

10- Maria Conchita Alonso: " A Casa dos Espíritos "...(atriz interessante, sabe ser sexy, mas interpreta seus papéis "sérios" como no supracitado filme, com capacidade).

11- Liz Taylor: " Adeus às Ilusões "...(essa, sem comentários!).

12- Belinda Lee: " Brevi amore a Palma de Mallorca "...(morreu jovem, mas tem uma considerável filmografia, ver IMDB).

13- Adriana Prieto: " Soninha Toda Pura "...(muito famosa nos tempos de chumbo da ditadura de 64, foi uma excelente intérprete de Nélson Rodrigues, está aí, na capa da revista).

A todas, oferecemos essas rosas, estendendo nossas homenagens às "Divas anônimas" e não menos importantes espalhadas por esse mundo afora...Aos homens, nossos companheiros de jornada, todo o nosso Carinho!

* IMDB: Internet Movie Database, um guia completo para quem pesquisa obras cinematográficas, artistas e afins.