sábado, 29 de setembro de 2012

A casa dos outros é melhor!

Quem sabe, aquelas reminiscências da infância, de brincar e curtir a casa dos coleguinhas, tenham uma razão mais profunda de ser?
Olhemos lá para trás, no alvorecer da humanidade, tribos nômades, as caravanas da rota da seda, e até os nossos indígenas, todos em constante mudança, todos sem fincar pé, sem criar limo na pedra.
Será que eles é que eram os atrasados, e nós, apenas nós, prisioneiros em condomínios fechados, os evoluídos?
O arquiteto, humanista e grande pensador, Sérgio Bernardes, com seus tantos milhares de projetos inteligentissimos, fez-me parar pra pensar por muitos anos em apenas um deles. Sua proposta era simples e (ainda) revolucionária: a  troca de residências. Se você precisa se mudar de casa e alguém em outro lugar do planeta também, troquem de casa. Você vem pra minha, eu vou pra sua. Não é fácil? Você pensa assim? Não pensa?
Veja, a questão aqui não é só exterior e materialista, tudo pode ser e deveria ser resumido numa postura de confiança e respeito pelo outro. Não basta ir no cartório e firmar um título de propriedade ou um contrato qualquer, mudemos por dentro e mudaremos por fora. Sendo assim, todas as outras coisas se resolverão a contento. Isso, a meu ver, é que é ser moderno, o resto é enganação e individualismo no mais alto grau. Aliás, o nosso individualismo e egoísmo estão nos levando por caminhos cada vez mais desastrosos.
A palavra moderno, trouxe-me à mente a lembrança do gênio criativo de Chaplin que, ao levar para o cinema Tempos Modernos, tornou-se o pioneiro nessa idéia ao colocar um casal apaixonado, mas pobre, dentro de um shopping de luxo, onde ambos por uma noite apenas, absorveram dali todo o proveito de uma vida confortável e digna que jamais teriam pela frente. Viva o eterno Carlitos!
El Habitante Incierto do jovem diretor, Guillem Morales, e Casa Vazia do magistral coreano, Ki-duk Kim, chegaram agora para ampliar e dar força, pelo menos na ficção, de que o impossível pode e deve ser tentado.
Afinal, meus amigos, a única certeza que temos nessa vida é da impermanência das coisas.
"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada..." Só para não deixar de citar nosso poetinha, Vinícius de Moraes em Vinícius para Crianças, o álbum de músicas infantis mais bonito que já conheci.
E agora, posso ir na sua casa?

40 comentários:

AC disse...

Boa reflexão, Vanuza, você toca no cerne das coisas.

Um bom sábado!

Anônimo disse...

De braços abertos recebendo vc,na minha casa!!!
Sou diferente de muita gente,pq amo a minha casa,ñ "invejo" ou prefiro a dos outros.
Sério,é assim!
Tal como as "minhas coisas"...
Estranha esta isa,ñ?????
Beijo.
isa.

Rodrigo disse...

Nosso verdadeiro lar é nosso interior.
Mas por um certo tempo, habitamos também um corpo e uma casa.
Do corpo dependemos para viver e por ele devemos manter cuidado e respeito.
E nossa casa...
...Que seja bela, aconchegante e sem restrições...
Enquanto vivermos ela será nosso
refúgio, mas ainda sim...será de passagem...

Um grande beijo...
Rodrigo...




Vanuza Pantaleão disse...

Obrigada, amore!
Meu abrigo, meu teto e meu chão é o seu amor e compreensão. Te adoro!!!!

Everson Russo disse...

Sempre haverá esse pensamento,,,que deveria nos fazer refletir,,,porque sempre achamos o que os outros tem melhor? beijos e uma bela semana pra ti amiga...

O Árabe disse...

Para cá, Vanuza, você poder vir quando achar melhor! Ah... e o texto ficou ótimo! :) Boa semana, amiga.

Everson Russo disse...

Uma bela noite pra ti minha amiga e uma excelente terça feira...paz versos e muitas flores....beijos e beijos...

O Sibarita disse...

Porreta fia! kkk Claro que vc pode vir na minha casa, eu moro debaixo das pontes, virá? kkkkkkk Seria uma boa! Imaginando eu curtindo seu jardim, suas plantações e vc curtindo o pôr-do-sol por entre frestas de tábuas carcomidas que compõem as pontes, ô maravilha! kkkkkkkkk

Moça! Que bacana o seu texto, se o mundo lhe ouvisse seria muito melhor, né não? kkkkkkkk

Dona Pantaleão, um texto significativo, interessante e pçara reflexão!

O Sibarita

Everson Russo disse...

Uma bela noite pra ti minha amiga e uma excelente quarta feira recheada de poesias e flores....beijos e beijos...

Aracy Crespo disse...

Vanuza, fico sempre feliz quando recebo você em meu cantinho, esse seu carinho que lhe é peculiar, me faz pensar e sentir cada vez mais que você já é parte da minha família. Portas, janelas e tudo mais estarão sempre abertas e o coração também, para você.... Texto impecável, só podia ter vindo de você!! Um grande beijo minha linda....

Daniel Costa disse...

Querida Vanuza

No interessante texto te mostras em pensamentos interessantes, reflexões que todos devemos fazer. Porém o caso habitação tem muito que se lhe diga. Há muito quem goste de estar sempre em mudança, por factores, até por ilícitos que são desejados sempre encobertos. Por mim vale a consciência tranquila, independente da opção.
beijos de amizade

Anônimo disse...

interesante, muy interesante propuesta. se palpa mucha igualdad en tu planteamiento.
un abrazo

Graça Pereira disse...

Olá minha Querida.

Essa moda - que eu acho linda - começou a ser usada aqui na Europa, incluindo Portugal. Há dias deu na tv uma reportagem maravilhosa sobre essas trocas. E pensando bem...nada é nosso, então porque não partilhar?
Todos ganhariam com esse gesto.
Minha palhota está de portas abertas para ti...quando quiseres, do coração.
Amanhã, é feriado aqui e hoje, é dia de S. Francisco de Assis, o protector dos animais e o santo da paz.
Mil beijos e um fim de semana belo e cheio de paz.
Graça

eva disse...

Um belo texto e um belíssimo comentário de Rodrigo que subscrevo palavra por palavra.
A vida é ascensão de consciência e esta morada o instrumento que nos foi concedido para essa elevação nesta vida.
Bjsss pra você e um resto de semana muito feliz para sua família

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Infelizmente todos nós somos muito individualistas...o meu reina sobre o nosso.
Um texto muito profundo.Como sempre para pensar.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Everson Russo disse...

Uma bela noite pra ti minha amiga e uma sexta feira repleta de paz e poesias,,,,beijos e flores...

Everson Russo disse...

Um belo final de semana pra ti minha amiga querida,,,muita paz poesias e flores coloridas....beijos e beijos...

Everson Russo disse...

Um lindo sábado pra ti minha amiga,,,repleto de poesias,,,flores e cores....beijos e beijos...

Daniel Costa disse...

Vanuza querida

Gostaria muito que passasses no meu poema, o do meu aniversário, de certo modo partilhado. Mudei de PC, por isso ando atrazado, depois de responderei.
Beijos de amizade

Everson Russo disse...

Um excelente domingo pra ti minha amiga e uma semana repleta de paz,,,amor e muita poesia....beijos e flores...

O Árabe disse...

Boa semana, Vanuza. Aguardo o próximo! :)

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa tarde amiga!!!!!!
Vim só desejar uma semana fenomenal,com paz e saúde !
Bjs com sabor de primavera!!!!!!!

cirandeira disse...

Van querida, estou voltando hoje!
Passei por maus momentos nesses últimos dez dias por conta de um acidente doméstico. "Dei uma queda e fui ao chão" sem ser a "terezinha", e pra completar, o computador também pifou, essas coisas da vida, não é ? Mas já estou me recuperando :)
Essa ideia de trocarmos de casa é realmente muito boa; seria tõ bom se nos desvecilhássemos desse apego tão forte às coisas materiais... a vida é tão efêmera: de repente, puff!!! Adeus, mundo novo, mundo velho mundo!!!

beijos, querida

Everson Russo disse...

Uma linda noite pra ti minha amiga querida e uma excelente quarta feira entre poemas e flores....beijos e beijos..

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Vanuza, essa inconstância de mudar, essa inquietação é lógico que está dentro de nós. Por que mudar tanto? Por que tanta insatisfação? Conheço uma pessoa que em sua vida fez mais de 40 mudanças! E lá iam os filhos e a mulher...Mas é o tal negócio, quanto mais temos, mais queremos. É um saco sem fundo. Veja o que acontece com os celulares, os tabletes, as TVs, os automóveis...Logo ficam obsoletos porque tem gente que já está esperando na fila pelas últimas novidades... E isso se dá por que os outros têm, e o que os outros possuem, temos de possuir.

grande beijo, amiga.

Lúcia Laborda disse...

Minha querida amiga; ah que post maravilhoso, viu? Que importa a beleza e a imponência das coisas se por dentro é o contrário? Eu penso exatamente como você.
Estou numa fase nostálgica e relembrando uma fase maravilhosa da minha vida. Simples, no interior do estado, mas muito feliz. E fiz até uma homenagem aos meu amigos daquela época.
Bom feriado amiga! Beijos

Everson Russo disse...

Um bom final de tarde pra ti minha amiga e um excelente feriadão...beijos e flores...

Anônimo disse...

Querida Vanuza; não sei porque, existem pessoas que pensam assim mesmo. Mas eu gosto demais do que sou e agradeço a Deus todos os dias. Porém penso que as coisas boas e que vão nos fazer evoluir, sejam pra serem tomadas como exemplo mesmo.
Belo post amiga!
Respondendo sua pergunta: é Sto. Amaro da Purificação. A família de meu pai era toda de lá e morei lá até meus 15 anos. Aquele Caetano do vídeo, não é o Veloso, embora todos na cidade se conheçam, ele quando foi pra o Rio, eu era muito nova. Nos conhecíamos, porque nossas casas eram juntas, na Rua do Imperador. E a minha professora do primário era Mabel, irmã dele.
Eu admirava demais ele, pelo espírito de liberdade, pela coragem de usar o que queria e gostava. E muitas noites ele sentava no batente da entrada da casa, ou na Praça do Rosário, com amigos, pra conversar e tocar violão.
Tenho saudade desse tempo, porque era tudo simples e não tínhamos medo de ficar no banco da praça, na porta da rua, brincando e admirando o céu cheio de estrelas.
Acho que viajei demais... rsrsrsrsrs
Bom feriado, bom fim de semana! Beijos

Everson Russo disse...

Um maravilhoso dia de feriado pra ti minha amiga e um excelente final de semana cheio de paz flores e poesias....beijos e beijos...

o¤° SORRISO °¤o disse...

Oi Vanuza.

Parece que a grama do vizinho é sempre mais verde, né? :-)

BOM FERIADO, QUERIDA!!

♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥


brincandocomarte.blogspot.com.br

___________________________________

Aracy Crespo disse...

Vanuza minha flor!!

Queria agradecer sempre sua simpatia, por lembrar de mim e da minha família. pela sua dedicação e sua gentileza por enviar-me coisas tão bonitas que tocam meu interior e sem nenhuma demagogia É um privilégio quando temos ao nosso lado pessoas tão maravilhosas como você....Obrigada mesmo!!

Eu não consegui te encontrar no Orkut, como está sua descrição no perfil??, olha tenho também Facebook se quiser me encontrar (Aracy Crespo)coloco também algumas
mensagens de otimismo e fé.

Um grande beijo em seu Coração.

O Sibarita disse...

Rappazzzzzzzzzzzz e não é a criatura é bonitona? kkkkkkkkkkkk

Vanusa, vc é mil! kkkkkkkkkkkkkkk

O Sibarita

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite querida e bom feriado !!!!!!
venho por meio de um fio invisível trazer um cheiro de feriado e agradecer sua passagem no TENDÊNCIA DE MODA,um cantinho onde tenho o prazer de depositar minha profissão em forma de postagem.Que bom que vc gostou da moda que apresento,me deixa feliz quando vejo as pessoas admirando o meu trabalho que é feito com amor e por amor.Quanto sua visita no FOLHAS DE OUTONO,tbm me deixa radiosa,pois lá consigo depositar minha literatura em forma de escrita.E aquele desejo de abraçar-me,nem se preocupe que está pertinho de acontecer,rsrsrs,o mundo gira e nós giramos dentro deste universo...
Bjs com sabor de feriado !!!!!!

O Árabe disse...

Tá de folga, ainda? Aguardo o novo post. Boa semana!

Olhos Doces disse...

Querida amiga; eu lembro bem do tempo em que meu pai dizia que a palavra dele, valia mais que qualquer assinatura e morreu pensando assim. Eu também, Vanuza penso igual a ele.
Tenho saudade desse tempo em que éramos felizes com aquela casinha branca, cercada de flores por todos os lados.
Belo post amiga!
Boa semana! Beijos

Lúcia Laborda disse...

Querida Vanuza; pensar nessa troca? Creio que ninguém pensaria, infelizmente. Creio que em muitas coisas involuímos. Porque no tempo do escambo, isso era feito normalmente e todos viviam bem.
Belo post amiga querida!
Boa semana! Beijos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passando para agradecer a visita sempre carinhosa e deixar um beijinho com carinho.

Sonhadora

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite amiga!!!!!
Desejo saúde pra vc e todos os seus ...estou te visitando para um convite. Para apoiar juntamente comigo o OUTUBRO ROSA,incentivando as pessoas conhecidas a fazer o exame de mama, prevenindo do câncer que é responsável por 52.680 novos casos no Brasil neste ano!Quero que você esteja junto comigo nesta luta,apoiando esta causa. Vamos a cada dia plantar esta ideia na cabeça das pessoas...EU, do blog FOLHAS DE OUTONO,agradeço todo o apoio E comentário deixado lá em prol da minha nova postagem.Peço que ao passar leve uma mensagem de positividade.

Graça Pereira disse...

Vim matar saudades e deixar-te um abraço muito grande que dure todo fim de semana já tão próximo... O tempo corre depressa e em breve estaremos no Natal. Não sei se é impressão minha ou se de facto ele (tempo) corre veloz para todo o mundo...
Beijo carinhoso
Graça

* Edméia * disse...


*Vanuza, venha na minha casa o dia

e a hora que desejares ! Será UM

VERDADEIRO PRAZER receber uma pessoa

tão alegre, amorosa e CILTA como

Você !!! :))

*Vanuza, confesso que sou

individualista e que tenho

dificuldades para DIVIDIR !!!

Creio ser assim porque fui filha

única até os meus doze anos de

idade e fui uma neta, uma sobrinha

mimada !!!

*Vanuza, vou te deixar aqui

um dos meus e-mails para que

você entre em contato comigo !

Quero te passar o meu endereço

completo e telefones para quando

tu quiseres vir visitar-me !!!

*Ah, discordo do título

da postagem ! Minha casa é a

melhor casa para eu morar !!!

(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk). Ela tem

o meu jeito !!! :))