terça-feira, 21 de agosto de 2012

Você sabe o que andam fazendo nossos vizinhos latino americanos?

Cinema, pra variar. E dos bons!
Tem sido uma atitude imperdoável para nós, brasileiros, ao longo de tantas décadas, ficarmos nessa atitude burra e esquizofrênica de ignorarmos os costumes, a vida e, principalmente, a cultura latino americana. Aqueles que gostam de simplificar as coisas, dirão que tudo se deve à nossa colonização portuguesa. Nada disso, sempre houve uma atitude, no mínimo, perversa em relação ao tratamento que damos aos povos que vivem coladinhos às nossas fronteiras. Bem, mas não vou elaborar aqui, a essa altura do campeonato, nenhuma tese sócio-cultural.
Voltemos às telas do cinema, e acompanhem comigo esses breves toques cinematógraficos - têm que ser breves, pois o que já assisti de cinema sul americano não caberia nem aqui, nem em mais dez resenhas seguidas.
Sabem quantos anos o nosso sofrido Paraguai ficou sem fazer cinema? Uns trinta e tantos anos, é brincadeira? Não, não tem nenhuma brincadeira nisso. Na verdade, nada tem sido fácil para os paraguaios desde aquela "guerrinha" em que o Brasil aniquilou sua florescente economia e trucidou quase toda a sua população civil. Quando ouço falar em guerra do Paraguai só sinto vergonha. Aquilo foi uma covardia histórica, pode crer!
Hamaca Paraguaya (Hamaca quer dizer, em guarani, rede de dormir) é um filmaço que dá de dez a zero em muita coisa que passa por aí com falsos requintes de cultura. Um trabalho simples, sem pirotecnias ou efeitos especiais retumbantes . Apenas um casal de idosos que vive isolado num sítio modesto, muito pobre e à espera do único filho que foi levado para a guerra, e nunca mais voltou. Um lugar onde só se espera por uma chuva benfazeja que nunca vem, mas no final da história, ouve-se uma trovoada, ou seja, a esperança da chuva que umidifica a terra e faz  brotarem as sementes dos sonhos do povo paraguaio em dias melhores.
 Em termos de filmes colombianos, temos dezenas de boas películas, mas o "Dog Eat Dog" (a tradução literal seria Cão Comendo Cão,  mas ainda não há um título definitivo) tem um roteiro fascinante, sendo uma espécie de mistura psicológica, aliada a  uma dose na conta certa de violência real e crua, mas sem cair no chavão da velha historia do tráfico de drogas que vivem a impingir à nação colombiana. Uma hipocrisia, já que sabemos de cor e salteado que o vício das drogas ilícitas - e também das lícitas - circula de ponta a ponta do planeta e, com muito mais frequência nos países ditos civilizados. Legal mesmo! Podem ver sem susto.
E os argentinos? Ah, esses então, não perdem tempo. Eles vão desde às fortes denúncias aos regimes totalitários, passando também por temas nunca dantes explorados, como por exemplo, o hermafroditsimo. Destacamos aqui a ótima atuação de Ricardo Darin, um ator do porte dos melhores do cinema internacional. Imbatível, esse Darin!
Agora, rumo ao Uruguai com "El Baño del Papa" (O Banheiro do Papa). Bem, como costumamos dizer por aqui, seria cômico se não fosse trágico. Uma pequena cidade do Uruguai aguarda e se prepara para a vinda do Papa, mas nem tudo sai como se prevê. Vale a pena parar para ver!
Há ainda a incrível biografia de Violeta Parra, desde a sua infância com um pai alcoólatra que só lhe deixou de herança a miséria e um violão,até o seu suicídio. Filme muito bem dirigido pelo diretor chileno, Andrés Wood, Violeta Parra foi para o céu é um primor em tudo, desde os cenários andinos, ao desempenho dos seus atores. Do mesmo diretor, temos ainda o "Machuca", um menino que sofre (e como sofre!) o terror da implantação da ditadura chilena. Vamos ver? Vamos sair da mesmice do nosso mundinho de faz de conta?
Gente, vou parando por aqui, mas não posso deixar de fazer uma "certa provocação" aos nossos heróicos cineastas brasileiros: amigos, aprendam a fazer cinema com os nossos vizinhos.
Tô indo nessa!

37 comentários:

Maria Edméia. disse...


*Vanuza Querida, sinceramente,

ORGULHO-ME de ter a sua amizade !!!

Menina, tu me lembras a pessoa

de papai !!! Ele era assim como

você : cheio das culturas, um

LUXOOOOOOOOOOOO !!! :))

*Vanuza, muito obrigada pelas

informaçãoes, pelas dicas !!!

*Fiques com Deus !

*Beijos em Você e no teu filho

*Guilherme, o LINDO !!! :))

Anônimo disse...

NO SABRÍA QUE DECIR DE LAS PELÍCULAS LATINOAMERICANAS.
UN ABRAZO

Anônimo disse...

Obrigada, minha querida, pela informação que me despertou a vontade de ver filmes de que já ouvira falar... mas ñ vi.
Obras literárias conheço.
Filmes? Obrigatório daqui para a frente.
Beijo.
isa.

O Árabe disse...

Caramba, Vanuza! Mas até os argentinos?! :) Boa semana, amiga.

Rodrigo disse...


O cinema latino está evoluindo em conteúdo original e humanista. Há muito o dizer atráves da sétima arte nesses países- tratar de muitas feridas que ainda estão abertas -, contribuindo para o nosso melhor conhecimento dessas culturas.

Grande abraço!!!
Com carinho...

Vanuza Pantaleão disse...

Rodrigo tem sido meu mestre incansável na sétima arte.
Para você, querido, um beijo no seu coração!

Evanir disse...

Minha amiga estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
Eu não posso para muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
Suas informações foram precisas para mim é uma postagem que colocou -me consciente as verdade dos filmes do Brasil.
Beijos minha amiga linda tarde,Evanir.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Obrigada pela informação, fiquei com vontade de ver esses filmes.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

O Sibarita disse...

Ô moça em sendo assim concordo com vc!

O problema maior do cinema brasileiro é que a maioria dos filmes atuai e até roteiros são feitos pela Globo a dona das almas brasileiras menos da minha é claro! kkkkkk

O cinema brasileiro ta mais perdido que cão em meio a tiroteio, os atores e atrizes todos na maioria esmagadora da Globo já sabemos de có suas caras e bocas (expressões faciais)nas ditas novelas, então, nos filmes não muda nada, o que se pode esperar?

Muito em tempo esse seu comentário, porreta! kkkk

Ei, desculpe, vou colocara aqui os comentário que fiz para o aniversário do Artuzinho, acredite, sua sopinha de letras não me deixou postar, tentei mais de meia hora e só dava errado, desisti, fia! kkkkkkk Por que não tira< só atrapalha, viu? kkkkkk

Ô moça que porreta! kkk Essa é uma tia da zorra, Artuzinho que diga, né não?

AQUI COMENTÁRIO DO ANIVERSÁRIO

Vanuza minha dileta amiga do coração vc é a tal! Tão singela e significante homenagem ao netinho da Lú! Ô beleza... kkkk

Agora, cadê meu pedaço de bolo? Ah, eu quero, viu? kkkkkkkkk

Tá rebocado, piripicado se não não guardou! kkkkkkk

Obrigado pelas sempre bondosas palavras no Sibarita.

Moça, essas sopinhas de letras são de lenhar tenho meia hora tentando e nada. Tira lá elas! kkkk

O Sibarita

silvioafonso disse...

.


O Brasil faz cinema desde
antigamente. Cinema ruim,
mas faz, até que hoje me-
lhorou em muito. O proble-
ma do som, que era o nosso
bicho papão, felizmente foi
resolvido e assim como em
todos os países que produ-
zem filmes têm os bons e os
títulos ruíns, como aqui.
Acontece que os ruíns nos-
sos nós os vemos todos e
os bons, como em outros paí-
ses, nós os vendemos para
outros povos.
-Cinema para mim precisa de
três ingredientes; um bom
trailer, um bom nome e óti-
mos atores. O resto depende
da maneira de gostar de ca-
da um. Existem filmes ameri-
canos maravilhosos que eu
não gostei, inclusive têm
porcarias que eu a d o r e i.
Como diz o Palhaço Poeta,
gosto é meio subjetivo e ca-
da um, a seu grosso modo,
tem o seu.
Pronto. Obrigado por me pe-
mitir dizer que de cinema eu,
não entendo n a d a.

Um beijo de admiração, de a-
mizade e cumplicidade.

silvioafonso





.

cirandeira disse...

Van, achei muito boas as tuas observações sobre os filmes latinos. Sempre que passa por aqui não deixo de vê-los, o problema é que quase não chegam até aqui! Depois que surgiram os shoppings centers, as salas de cinemas diminuíram bastante e os distribuidores só nos trazem aquelas porcarias, tipo "A era do gelo I, II, III," "O homem aranha","Crepúsculo I, II," et caterva! Gosto muito dos latinos, assim como gosto também de muitos filmes brasileiros, o problema é que a indústria cinematográfica americana é quem manda no mercado, uma lástima!

beijos, querida!

silvioafonso disse...

.


Você acaba de contar a minha
história naquele Bar (do Es-
critor). Era assim comigo
quando criança. Mais tarde,
depois de velho, voltei para
ficar.

Beijos, de novo.

silvioafonso






.

Lúcia Laborda disse...

Querida Vanuza; um post para ninguém botar defeito! Assino embaixo de cada parágrafo. Os filmes citados, não assisti, aliás nunca ouvi falar deles. Mas fiquei curiosa pra ver. Quanto a guerra do Paraguai, sinceramente eu também me sinto do mesmo jeito que você.
Adorei o post!
Beijos
Ah, um beijinho do seu netinho. Aqui está o maior frio.

Graça Pereira disse...

Ai que maravilha vir aqui e aprender coisas novas... Gosto dos filmes latino americanos e vou ver esses de certeza. No meu tempo de adolescência e juventude, em Moçambique, víamos muitas películas assinadas por bons realizadores e feitas por artistas de renome...entretanto, desapareceram e ainda bem que estão a voltar!
Saudades de aqui vir...
Beijocas e um fim de semana bem cinéfilo.
Graça

O Sibarita disse...

Eita mulher retada meu Deus! kkkk Vai se picar, é fia? Não me diga... kkkkkkkkkkkkkkkk

É isso, o caminhar faz parte da vida e do aprendizado, repare... kkkkk

Tudo de bom!

O Sibarita

O Árabe disse...

Aguardo o novo post, Vanuza. Boa semana!

Lúcia Laborda disse...

Querida Vanuza; relendo seu belo post e apreciando Perla cantando. Ela sumiu, mas suas musicas ainda fazem sucesso sempre.
Beijos

Daniel Costa disse...

Querida Vanuza

Como os filmes sulamicanos não Passam cá(excepto brasileiros), foi-me muito agravel ler os teus comentárioa, Destaco, no entanto, as considerações sobre a guerra do Paraguai de que sei pouco.
Do Brasil, pode esperar-se mais, a sua economia é emergente. Sabe-se que una economia consodada, influencia o avanço da cultura e das artes
Bom post com a tua chancela.
Apveito a convidar-te para mais um capítulo do TOP SECRET OLAVO.
Beijos de amizade

Graça Pereira disse...

Deixei aqui um comentário mas...talvez fosse o meu pc que há dias "brigou" comigo.
Em Moçambique vi muitos filmes latinos americanos, com bons realizadores e artistas de renome. Estava na moda, assim como os filmes franceses - os bons filmes franceses - que eu não perdia um...
Será que também há moda para filmes?
Obrigada pela tua postagem que me trouxe tão boas recordações.
Beijo carinhoso.
Graça

Tais Luso de Carvalho disse...

Poxa... li num fôlego!!! Uma verdadeira aula, me senti metralhada, mas feliz por aprender um pouco mais aqui! rsrs

grande beijo
Tais

Olhos Doces disse...

Querida amiga; vir aqui é sempre um motivo de alegrias. Gosto da sua maneira sincera de dizer sua opinião. Gosto da diversidade e importância dos temas. E de tomar conhecimento sobre algumas coisas que passaram despercebidas.
Adorei ler esse post ouvindo a musica de Perla, que nunca mais havia escutado.
Beijos

Morgan C. Nascimento disse...

A música Recuerdos de Ypacaraí é muito boa.

Anônimo disse...

Querida amiga; eis que estou voltando...
É lamentável amiga, ver essas coisas. Não consigo entender porque é tão difícil respeitar os demais, com suas individualidades. Queremos a todo custo que as pessoas pensem e tenham opiniões e atitudes iguais as nossas. Isso chega a ser irritante.
Bom fim de semana! Beijos

Álvaro Lins disse...

Li o teu texto com prazer e recordei a Perla:)!
Bjo

Luís Paz disse...

Muito bacana falar sobre cinema (paixão mundial), mas mais especificamente nos filmes e obras menos óbvias ^^

hey segue de volta e deixa um comment?

www.diademegalomania.blogspot.com

valeu

Blue disse...

Porque será tão difícil fazer filmes em nossos países?

Beijo

O Sibarita disse...

E então sua menina, vai postar quando? kkkkkk

Sei não, mas, acho que essa dona moça em algum tempo já foi baiana, é ou não é? kkkkkk

O Sibarita

O Árabe disse...

Aguardo o novo post, amiga. Boa semana!

Evanir disse...

È sempre motivo de muita alegria quando posso passar
no seu blog para deixar um carinho e a lembrança da minha presença.
Um pouco afastada para realização de muitos exames
sinto muita falta de estar nos blogs das minhas lindas amizades.
Deus abençoe grandemente seu final de semana
beijos no coração paz e luz,Evanir..

Fá menor disse...

E uma belíssima imagem, a de cima.

Bj

O Sibarita disse...

Dona menina porreta! kkkk E então? Ei vai dar tudo certo, viu? Aliás, está dando, repare...

Eita mulher bacana meu Deus!

O Sibarita

Eduardo Cambuí Jr disse...

E aí, Vanuza!

"Quem é vivo sempre aparece!!!" aposto que é o que você está pensando agora! Pois é... uma hora eu apareço.

Sobre o seu post, assino embaixo! Já vi "o banheiro do Papa" e achei o máximo. Sobre Violeta Parra, vou até procurar aqui pra ver, pois quem fez "Gracias a la vida" já merece a atenção. Ótimas dicas!

Bjão!

Katia De Carli disse...

Amiga, desculpa a ausência (sei que foi muita falta minha) mas meu corpo anda aprontando muito. Sinto saudade das suas palavras. Já anotei todas as dicas - vou colocar no meu "caderno" (vide último post). Não tenho mais orkut, por isso agora só por e-mail. Como estão os "meninos"?rs Beijos a todos

Lúcia Laborda disse...

Querida Vanuza; até que o nosso cinema evoluiu um pouquinhos nessa última década. Acho que é interessante que todos evoluam sim, porque dessa forma, ganharíamos todos, com a melhora também da qualidade. Muito embora muitos filmes antigos em nada deixam a desejar, dos atuais.
Boa semana! Beijos

O Árabe disse...

Estou sentindo falta dos textos, Vanuza... estou sentindo falta dos textos! :) Bom resto de semana.

Daniel Costa disse...

Querida Vanuza

Aproveitei a reler o teu post, pelo tema que me interessa muito.
Porém o meu objectivo, se por um lado era espreitar se havia algo de novo. Mas verdade, verdadinho é para te informar, haver novo capítulo no TOP SECRET OLAVO. Além de tudo te dois videos palpitantes: um do Rio de Janeiro e outro Lisboa, assuntro desconhedido da maioria dos lisboetas, como tive oportunidade de testar.
Beijos boa amiga

Evanir disse...

Boa Tarde Anjo Lindo.
Hoje venho agradecer o carinho deixado no meu blog pelo meu aniversário.
Agradeço a Deus por ter sua amizade e carinho muito tem me ajudado a romper
muitos momentos difícil pelo qual tenho passado.
A amizade é tudo nesses momentos conhecemos o carinho da amizade Sincera.
Beijos no seu coração.
Meu eterno agradecimento,Evanir..