quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Bom Tirano

O Antropólogo Carlos Castañeda (quem nunca ouviu falar nele?) nas suas pesquisas de campo acabou se deparando com uma experiência que mudaria definitivamente o rumo de sua vida. Ao invés de ensinar aos "selvagens" aprendeu com os mesmos, nos passando, através de suas inúmeras e significativas obras, ensinamentos e vivências riquíssimas em conteúdo filósofico, humanístico, espiritual, tudo, enfim.
O velho índio Dom Juan, ao vê-lo agastado, chateado com as injustiças da vida, apenas o repreendeu assim:
"- Certa vez fui ser empregado na casa de uma senhora da nossa mais alta sociedade. Ela tratava-me como um escravo, a pior das criaturas. Mas eu a obedecia sempre, sem uma palavra ríspida sequer. Ao sair do emprego ainda lhe agradeci pelo que me fizera passar."
Castañeda estranhou o posicionamento passivo do Mestre, mas ele prosseguiu:
"- Meu filho, ela foi para mim uma "boa tirana" e ensinou-me como não se deve tratar o próximo. Não fora isso, como eu aprenderia o que é o Bem?"
Amigos, cito esses trechos de memória, e talvez não tenham sido exatamente com essas palavras, mas o que importa é a essência do aprendizado pelos quais passamos nessa vida de inúmeras provas.
Deparo-me a cada dia com tiranos de todos os naipes. É lógico que reluto em aceitá-los, mas aprendamos o mal para exaltarmos O BEM. O mal, dificilmente, será extirpado dessa terra, mas a semente do BEM estará sendo lançada aqui e acolá.
Um dia, aguardemos, ela brotará e nos dará sombra e doces frutos. Não iremos desistir, jamais!
Não sou dada a ficar me lamentando por problemas de cunho pessoal, mas hoje um acontecimento abalou demais minha família. Minha sobrinha teve que ser submetida, às pressas, a uma cirurgia e está no CTI. Felizmente, já se recupera bem, mas inspira cuidados. Vai superar, é uma criança amada por nós e por Deus, aliás, como todas as crianças e seres bons e inocentes.
A música de hoje não poderia deixar ser outra além de "Foi Deus" com a saudosa Amália Rodrigues.

28 comentários:

Graça Pereira disse...

Este "Foi Deus" que Amália Rodrigues
tão bem cantava ( e canta) é o mesmo Deus de mãos grandes e cuidados de Pai que está velando neste momento por tua sobrinha...com Ele, eu estou também pedindo...
Linda a lição desse Mestre...o mal só pode terminar pela via do Bem mas, para enaltecer este último, é preciso conhecer o primeiro. E o velho índio sabia bem o que fazia..
São lições grandiosas que devemos seguir..
Vai-me dizendo como está a tua sobrinha.. A minha ( e tua) Nossa Senhora (uma imagem maravilhosa) tem um velinha a arder por ela...
Beijão e noite tranquila.
Graça

SAM disse...

Amiga,

realmente uma boa história que ilustra muito bem não só o resumo:aprendamos o mal para exaltarmos o bem, mas o significado formal da palavra: governante injusto, cruel ou opressor; individuo impiedoso, ou que abusa de sua autoridade. Talvez a minha falta de tolerância com o mal me faça uma eventual impiedosa no uso das palavras, mas de forma breve e circunstancial. Não é fácil dominar indignações, o que nos torna, de certa forma , semelhante a quem age mal.

Fiquei tocada com a sua aflição e dos familiares. Mas tudo ficará bem , amiga. Envio, de coração, as melhores energias para sua sobrinha e todos vocês. Que ela se restabeleça, para nossa alegria, o mais breve possível.

Carinhoso beijo e aquele abraço amigo.

Espaço do João disse...

Querida amiga Vanuza.
Muita das vezes passo no seu espaço mas, como sinto pouca capacidade para comentar tão elequente personagem, leio pura e simplesmente os textos. Este por ex.º é um daqueles que desconhecia e que me deu uma boa lição.
Posso afirmar que tenho lhe enviado alguns e-mails mas, ainda não recebi nenhum seu.
Fico grato pela passagem no meu espaço,é uma gratificação.
Espero que sua sobrinha tenha sentido melhoras e que tudo vai correr bem.
A minha linguagem talvêz não seja a melhor mas, como o mundo tem sido pequeno para mim, pois tenho corrido a Europa, a África e as Américas, dá para muitas das vezes esquecer-mos as boas maneiras. Penso não ser o caso mas, enfim... nem todos me compreenderão.
Basta citar-lhe que se fosse contar-vos as terras por onde mergulhei minha vida, muitas pessoas diriam que tenho mais de portos e aeroportos que anos de vida. Hoje com quase 69 anos, estou retirado da vida activa e, dediquei-me a dar um pouco mais de atenção aos meus familiares que foram os mais castigados. Tenho um casal de filhos com formação académica e, um bom ninho onde acompanho a minha ave da sorte. Parece-me que estabilizei.
Receba um abraço fraterno deste amigo que sempre vos espera João.

Anônimo disse...

OI querida!!

Primeiramente , vibraçoes de saúde e luz a sua sobrinha!!

Sobre texto ?
Como Nao gostar se a pura realidade.
Estou passando alguns maus bocados com uma nova Gerente Tirana.
E as vezs da vontade de esganar , pela falta de respeito com as pessoas, os gritos altos , as histerias,mais toda vez que olho para ela penso:
Ta ai!! ela é o que eu justamente nao quero ser e procuro serenar minha mente.
É dificillllllllll mais essas pessoas são realemnte uma lição de vida!!!

Beijos minha flor!!

Desnuda disse...

Minha querida, meu carinho, um beijo e um abraço amigo.

Val Du disse...

Oi, Vanuza.

Tudo tão emocionante!

Obrigada, querida.

Beijos.

SAM disse...

Amiga fico feliz com a notícia! Obrigada por me informar. E você tem razão. Tenho apenas uma sobrinha, que já era como filha ( é também minha afilhada) quando ainda não tinha as minhas e mesmo após a maternidade, jamais fiz diferença entre as minhas três meninas. Passado alguns anos, ela já casada e morando em outro país ( França), já mãe , me escreveu ( que surpresa, que emoção!)) algo que jamais esquecerei, porque foi uma das maiores emoções da minha vida!

Olha só e vê se não é para chorar de emoção:

11/05/08 Juliana
Tia, a gente so recebe o que merecemos e damos aos outros, eu sempre recebi muito amor de voce, atençao....nunca vou me esquecer das vezes em que tinha febre la na sua casa e era cuidada como se fosse a Carol ou a Mari, nunca tinha diferenças entre nòs tres e isso acontecia porque voce é uma pessoa cheia de amor pra dar! Quando penso em voce, na minha memoria vem milhares de momentos lindos, ja quebramos cama juntas, cantamos, rimos, choramos abraçadas, tudo contigo é muito intenso...voce é uma das pessoas que faz a saudade doer em mim, as vezes é tao grande que chego a sentir fisicamente....hoje o dia é seu pois voce provou que nao é so mae daquelas que pariu mas daquelas que voce ama! beijao tia linda!


Somos mãe dos que amamos, amiga!

Beijão e as melhores vibrações para toda a família querida.

Espaço do João disse...

Fiquei satisfeito saber que a menininha está a recuperar bem. Faço votos que seja tudo passageiro. Gosto do vosso blog.É realmente bem feito. Eu sou um pouco preguiçoso com os floreados no blog. Relato normalmente só sobre a natureza e, raramente faço um texto. Não sou homem de letras, dedico-me mais à tecnologia e às plantas. Um beijo amigo. João.

Graça Pereira disse...

Passei para saber notícias da nossa menina... Muita fé e ànimo porque Deus é Pai. A velinha continua ardendo em frente de Nossa Senhora.
Um beijo Grande
Graça

Andresa Ap. Varize de Araujo disse...

Amiga espero que tudo ja esteje bem, e sua sobrinha recuperada.
A vida é assim, tristezas e alegrias.... Dores e saudade...
Mas temos que lutar pela vida, e nunca desistir dela.
E principalmente FÈ, esta deve nos acompanhar.


Bjs
Andresa

Unknown disse...

Venho agradecer a parte que me toca como portuguesa que sou, e deixar o meu muito obrigdo pelos seus belos textos.

Principe Encantado disse...

Amiga esta musica ouvi muito, me levou ao passado e me senti tão bem, ufa chego a me emocionar, muito obrigado por este momento.
Abraços forte

Lilá(s) disse...

Que lindo e emocionante texto!
Bjs

Canto da Boca disse...

Vanuza, texto muito pertinente e mais uma bela lição, há quem não aprenda, mas existem os que agradecem pela oportunidade (eu sou uma delas), muitas ações ensinam-nos a não ser e nem fazer igual.
Estou aqui na torcida e conectada com o Pai do Céu, para que sua sobrinha se recupere o melhor e mais rápido possível. Que Deus lhes cubram de bênçãos.

Um beijo enorme!

By Me disse...

HOJE PASSEI POR CÁ...UM BOM TIRANO PODE AJUDAR A DISCERNIR...MAS TAMBÉM PODE TER O SENTIDO INVERSO...CONHEÇO PESSOAS QUE EM CRIANÇAS TIVERAM PAIS TIRANOS E PELA VIDA FORA JULGARAM QUE MERECIAM TER SEMPRE O MESMO TRATAMENTO TIRANO...CASAM COM UM TIRANO E CONTINUAM INFELIZES...E O PATRÃO É TIRANO...E FICAM FRUSTRADAS...PORQUE NÃO APRENDEM A LIDAR COM TIRANOS...E A FRACA AUTO-ESTIMA CULTIVADA LÁ NO COMEÇO VAI ATORMENTAR PELA VIDA FORA...

BEIJINHOS SEM TORMENTOS NEM OUTROS MALES...

LINDO ESSE TEU AGRADECIMENTO AOS PORTUGUESES...E A AMÁLIA,A GRANDE SENHORA DO FADO FOI A MELHOR DE SEMPRE ,DO POVO E DO MUNDO INTEIRO...

By Me disse...

DESCULPA NÃO TER MENCIONADO MAS AS MELHORAS DA MENINA...IMAGINO SE ISSO ME SUCEDESSE...SERIA TRÁGICO.

SÓ EXISTE O BEM PORQUE O MAL ESPREITA...E O DIA PORQUE A NOITE VEM DEPOIS...A PAZ PORQUE ALGUÉM FAZ A GUERRA...ATÉ QUANDO ESTE FAZ E DESFAZ? TERÁ ALGUM SENTIDO? TERÁ LÓGICA?

MUITOS BEIJINHOS E MUITO BOA SORTE PARA A SOBRINHA

Barbara disse...

São Rafael Arcanjo, o arcanjo da medicina JÁ cuidou da sua sobrinha através do que ela recebeu de importância no tratamento.
São Cosme e São Damião, que foram médicos, continuarão a olhar por ela.
E lembrando o que você mesma escreveu de Castañeda - talvez não fosse a cirurgia, e o tempo de cuidados, sua querida menina poderia estar em maior risco.
Os mentores de sua família estão com ela certamente e, querida, não sou nada boa prá lidar com assuntos difíceis em se tratando de crianças, portanto, desculpe se não escrevi o que você talvez esperasse de mim mas o pouco que coloquei aqui foi de coração.
Leve alfazema prá ela usar - é a mãe das essências e dará bem estar a ela.Use também, aquela velha alfazema, da Phebo mesmo.
Estou aqui, você sabe.

...Drika disse...

Oi amiga! Melhoras a sua amada sobrinha, viu? E a seu gatinho tbm... cuidei dos passarinhos, mas um acabou morrendo nas minhas mãos...fiquei bem triste!

Gostei do exemplo deste homem q vc escreveu... grande ensinamento, sábio e santo ele! Não é fácil esquecer o modo que nos tratam, ainda mais quando sofremos nas mãos de alguém... A mágoa, dor e tristeza crescem e acabam virando doença.
Obrigada por partilhar essa história com a gente... é uma parte do 'evangelho' tbm.

Bjs amiga... ótimo domingo e Deus te cuide!

Lúcia Laborda disse...

Querida Vanuza; amei seu post! E que lição de vida foi deixada aqui. Todos deveríamos passar por essa inversão de papéis, porque só assim, sentiríamos o quanto fizemos o outro sofrer.
Bom fim de semana! Beijos

eva disse...

Vanuza, espero que sua sobrinha continue recuperando bem. Sustos desses são sempre um sobressalto de alma. Isto de aceitar o mal é complicado. Ele serve, efectivamente, para aprendermos a outra face da moeda mas não significa que devamos pecar por omissão. É uma decisão difícil saber em que situações devemos continuar a dar a outra face ou quando nos devemos opôr e com firmeza. Como diz o meu marido, Jesus sempre nos disse que devemos dar a outra face. Nunca disse o que fazer se eles continuarem. É uma forma bem humorada de equacionar o problema mas lá que é complicado, é!
As melhoras da menina e que Deus vos acompanhe (Ele acompanha sempre. A gente é que se esquece)!
Bjss
PS - Como o prometido é devido, o poema sobre o medo está aqui http://scherzo.blogs.sapo.pt/

Lilá(s) disse...

São muito valiosas estas lições! obrigada
Bjs

Mona Lisa disse...

Olá

A fé move montanhas!

As melhoras!

Bjs.

O Árabe disse...

Assim é, Vanuza. Plantemos a semente do bem, e ela decerto nascerá. :) Desejo rápida recuperação à sua sobrinha, amiga. Boa semana!

Maria Letr@ disse...

Querida Vanuza,
Durante algum tempo estive doente e foi-me recomendado que moderasse a minha actividade em todos os campos, daí a ausência de visitas aos blogues de que mais gosto.
Li este seu texto o qual, a exemplo de todos os outros, é mais uma jóia. Todavia, ao ler a notícia de que a sua sobrinha havia sido submetida a uma cirurgia urgente, fiquei - naturalmente - muito triste. Para além de tudo mais, trata-se duma criança, esses seres da Natureza que amo tanto.
Vanuza, junto-me às suas orações e peço ao meu Deus que a cure depressa.
Um grande abraço.

. disse...

È a vida é cheia de aprendizado..muitos.
Espero que sua sobrinha fique cada dia melhor..oro por ela.
Beijos

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Esta notícia meu coração já esperava... tranquilo, olhando todos os dias aquele olhar de Mãe, aqui, mesmo ao lado do teclado onde a velinha continua a arder, pedindo recuperação rápida e agradecendo...
Quando se acredita de verdade...os milagres, acontecem! É a resposta à confiança!
Agora, recupera-te tu também... quero uma Amiga bem fresca e como se diz aqui em Portugal "toda saída das canetas".
Um beijo grande para ti, tua sobrinha e toda a família.
Graça

By Me disse...

FICO FELIZ POR SABER QUE ESSA MENINA LINDA COM O SOL NOS LÁBIOS ESTÁ FORA DE PERIGO...DEVE SER MOTIVO DE REGOZIJO PARA TODA A FAMÍLIA.
OBRIGADA PELAS TUAS PALAVRAS AMIGAS,SEMPRE TÃO GENTIS E SIMPÁTICAS...FAZEM BEM À ALMA.

UM XI CORAÇÃO PARA TI E DÁ LÁ UM BEIJINHO NA MENINA E DIZ-LHE QUE É MEU,CERTO?

Adriano disse...

Esse cara marcou uma época, excelente postagem. Gostei muito.
Abçs