sexta-feira, 21 de novembro de 2008

E LÁ VEM FRANCISCO!


A campainha tocou lá pelas horas do almoço. Meu Deus, quem será? O arroz no fogo, vai queimar!
Corro para o portão, portão aberto: ele aparece, se veste de um hábito de algodão grosseiro e muito gasto, magro, rosto encovado, parece-me envelhecido para sua meia-idade...
- Frei Francisco! Lanço-me em seus braços e que abraço sem fim, gostoso, sem pressa, ele nunca se apressa. Em seguida, detém o olhar no gato que se espreguiça no gramado e o sem vergonha (do gato) começa a lhe fazer gracejos, miando e rolando pelo chão verdinho da grama ainda molhada pelo orvalho da manhã.
Peço-lhe licença e vou fazer um cafezinho forte - seu preferido -, volto com a bandeja e o que vejo? Pássaros, muitos e variados; bem-te-vis, sabiás de laranjeira, beija-flores, bicos-de-lacres e todos naquela cantoria "enlouquecida" em torno da sua cabeça e ombros. Penso: "- Esse é o meu velho Chico, sempre a atrair os passarinhos".
Do bolso do hábito saca um livro manuscrito e de papel reciclado, estendendo-o para mim. O título em letras azuis e maiúsculas: " Cura-te Através dos Animais." Agradeço-lhe muito feliz e feito crianças, nos sentamos na grama com a bicharada, pois a essa altura até a cadelinha poodle, Baby, já veio ter conosco, digo, com ele. Late, cheira-o e dá um pulo enorme até seus lábios para beijá-lo. Menininha sapeca, essa Baby!
Mal começo a folhear o precioso presente e ele mesmo, se antecipando à leitura que faria, vai-me narrando na sua voz pausada, com um leve sotaque estrangeiro e, melhor, euforicamente...
Olha para o céu onde os raios do sol atravessam as nuvens e saúda o "Irmão Sol", depois me recomenda que não deixe de cumprimentar, à noite, a "Irmã Lua"...o café esfriou, intocado.
IRMÃO FRANCISCO NÃO NECESSITA MAIS DOS ALIMENTOS TERRENOS!

------------------------------------------------------------------

É óbvio que é uma simples ficção para ensejar e exaltar o exemplo de vida de um Homem que se despojou de todos os seus bens terrenos e buscou a vida verdadeira, aquela que está além da caverna platônica, onde habitamos por medo,
FRANCISCO NÃO TEVE MEDO DA LUZ...

-------------------------------------------------------------------

Na realidade, vários tratamentos já são recomendados com base na convivência com animais:

GOLFINHOS: para crianças autistas...


CÃES: sua saliva auxilia no tratamento do câncer de pele...

GATOS: limpam o ambiente dos ratinhos de esgoto e pragas como baratas...e são uns amores!


PÔNEIS E CAVALOS: também tratam crianças mentalmente afetadas...


CASTORES CANADENSES: ótimos construtures e arquitetos...


PÁSSAROS: esses são a ALEGRIA VIVA sobre a terra, mas não tentem aprisioná-los, eles detestam gaiolas e são muito desconfiados. Com razão, não é mesmo? Com a raça humana não se brinca! Não era mesmo o Filósofo Thomas Hobbes quem dizia a célebre frase que:


" O HOMEM É O LOBO DO HOMEM?"


Os lobos não merecem isso, pois são os antepassados dos cães, nossos mais fiéis amigos!


TCHAU!!!

-----------------------------------------------------------------------------

SOLIDARIEDADE AO POVO DE SANTA CATARINA



PROPONHO AOS AMIGOS BLOGUEIROS QUE PROCUREM OS MEIOS POSSÍVEIS DE AUXILIAREM AOS DESABRIGADOS QUE JÁ PASSAM DE 60.000 E QUE FORAM ATINGIDOS DURAMENTE PELAS CHUVAS EM TODO O ESTADO DE SANTA CATARINA.

"Ninguém é tão rico que não precise de ajuda; e ninguém é tão pobre que não possa ajudar."

(Dom Hélder Câmara)

"Quem não vive para servir, não serve para viver!"

(Francisco de Assis)

-------------------------------------------------------------------

POR FAVOR, QUERIDOS, SIGAM AS DICAS DA MIRIAM, "ESSÊNCIA PURA", ELA RESIDE EM FLORIPA E ESTÁ VENDO E VIVENDO DE PERTO ESSE DRAMA BRASILEIRO COM CARACTERÍSTICAS DE UMA "TSUNAMI". OBRIGADA! Vanuza

"Querida Vanuza

Como te agradecer por esse apoio a mim e ao meu Estado de Santa Catarina...não podes imaginar como esse tipo de ajuda é necessária...li o seu post e lhe digo que toda a ajuda que poderem arrecadar será bem vinda....procurem a Defesa Civil, deixem nas Prefeituras, nas Secretarias Municipais e Estaduais que eles mesmo se encarregam de mandar para a Defesa Civil de Santa Catarina...Realmente é desesperador toda essa situação e infelizmente (ou não) o que é mostrado nas televisões é bem mais ameno do que a realidade...Ainda a pouco a chuva começou a cair de novo, aqui na Ilha, onde tivemos um caso fatal, é como se cada gota fosse uma punhalada...ficamos pensando nos outros irmãos que sofrem por ter perdido tudo.... Meu empenho agora, como em 1983, onde tbem senti de perto esse desespero, é total...Obrigada por tudo Fica em paz Beijo de esperança Miriam"


OBS.: AS CHUVAS AINDA NÃO CESSARAM E O NÚMERO DE VÍTIMAS CRESCE ASSUSTADORAMENTE. AJUDEM, DE QUALQUER FORMA QUE PUDEREM!

DADOS MAIS COMPLETOS DE AJUDA, ACESSEM O SEGUINTE BLOG:

http://ladopensante.blogspot.com/

VEJAM TAMBÉM ESSE LINK DA REAL SITUAÇÃO CATASTRÓFICA DE SANTA CATARINA, QUE ME CHEGOU POR E-MAIL DA MORADORA, BLOGUEIRA E AMIGA, MIRIAM, "ESSÊNCIA PURA".

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=capa_online

90 comentários:

FRAN "O Samurai" disse...

Oi amiga!

Belo texto!

Adoro os animais também, gosto de gatos, cachorros, tartarugas (queria ter uma, chamaria-se Madonna, Rsrsrs), papagaios (acho engraçados), porquinhos da índia (fofinhos), mas eu apenas tenho um cachorro!

Adorei mesmo seu texto. Uma ficção que nos faz refletir sobre a impotância dos animais.

Beijos e bom fim de semana.

pico minha ilha disse...

Um post que nos faz refletir sobre todos os bens terrestres que temos de mais e nas pequenas coisas que ali estão e nos ajudam a curar ou fazer alguém mais feliz.Beijinho amiga e bom fim de semana.S

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Amém! Sabe que minha grande paixão são os animais?
Tenho em casa dos gatos persas, um chama Amadeu, o outro é o Antônio, meu cavalo se chama Thopnsom, e meu cachorro que se chamava Scot, quando bebe, teve uma doença horrivel e os veterinários,desistiram , fiz uma promessa para São Francisco de Assis, meu cachorro ficou ótimo [isso já faz 4 anos]e se chama Assim desde então. Adorei ver esses animaizinhos todos, e o texto está como sempre um arrazo!
beijos amiga, bom final de semana

Lúcia Laborda disse...

Linda amiga! Amei o conto sobre S. Francisco! Que belo exemplo foi deixado!
As fotos estão lindas!
Um fim de semana de realizações e paz!
Beijos

Katia De Carli disse...

Van
Que post mais lindo!
À medida que ia lendo ia pensando, nossa! a Vanuza tem um São Francisco só pra ela!... e mesmo sendo ficção, vc tem mesmo, dentro de você.
Eu também tenho! A emoção que senti quando entrei na pequena capela que ele construiu é algo que não se compara a nada que senti em toda minha vida.
Ser iluminado esse Chico!
E seus animaizinhos fechando tudo... sem comentários!
Beijos, amiga, e ótimo fim de semana (aqui tá uma chuva danada!)

LOURO disse...

Olá amiga Vanusa,belo texto de ficção,o qual nos faz pensar a importância dos animais como companheiros da vida...
Bom fim de semana.
Beijinhos de carinho e amizade
Lourenço

Soraia Camila disse...

Que é isso minha amiga, és sempre bem vinda no meu blog e a sua ausência lá tb faz falta!

Amei o seu novo post, muito lindo mesmo... amo os animais, só não muito chegada a gatos (devido a uma grande fobia que tenho a esses felinos), mas os defendo quando vejo alguém os maltratando.

Um forte abraço e obrigada mais uma vez pela presença no blog!

FRAN "O Samurai" disse...

Oi amiga!

Esqueci né de falar o nome do meu cachorro! Rsrsrsrs. Ele chama-se Gigante (mais é pequeno). Rsrsrsrs.

Já está bem velhinho coitado. Ele tem 14 aninhos já. Tá meio ceguinho e surdinho.

Beijos!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vanuza, belíssimo texto... Maravilhosas lições de vida, com os animais... Só posso dizer... P E R F E I T O ... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Eduardo Cambuí Jr disse...

E aí Van!!!
Engraçado... li seu post e fiquei pensando aqui como os bichos e as crianças sabem identificar as pessoas boas e más!
Bjão!

Pelos caminhos da vida. disse...

Belissimo texto,imagens.

Não deixa de ser uma bela reflexão.

Um gde abraço Vanuza.

Fim de semana de luz para vc.

beijooo.

Anônimo disse...

São francisco, protetor dos animais.
Delícia de texto!

Vivian disse...

...meu Deus que lindo post!

comecei a imaginar a cena,
e isso me deixou em paz,
aquela paz que tanto nos faz bem.

obrigada por isso!

bjs, linda!

Anônimo disse...

Santa Clara clareou, ô, ô...
É engraçado como os pensamentos se encadeiam e desencadeiam: São Francisco - franciscanos - O Nome da Rosa e aquele monge que era apaixonado por Santa Clara - Santa Clara - Jorge Ben - Santa Clara - Copacabana - Rio de Janeiro... Aí me bateu uma saudade danada... Mas o motivo disso tudo é São Francisco, concentre-se, cara, mantenha o foco... São Francisco - sua amada Clara - sol & lua - girassol - gira a terra - gira a lua - maré alta - maré baixa - mar, peixes, golfinhos, baleias - o ser humano veio do mar, antes de ser macaco foi réptil, que também deu origem às aves...
Por aqui tem muitos animais, todos muito bonitos, eles lá, eu cá. Esse negócio de revoada de passarinhos é muito bonito na TV, porque conviver com trocentos mils e suas algazarras e gritarias diariamente, ah, isso é dureza! (rsrsrsrsrs) Sem contar os insetos, mas desses quase ninguém gosta mesmo...
Mas o pior, mesmo, é ver o quanto o ser humano abusa dos bichos; aqui perto tem um hospital de animais que vive lotado e como não se tem recursos nem pra saúde dos animais humanos, eles sobrevivem graças aos voluntários e às (poucas) doações; ainda bem que São Francisco deu o exemplo pra todo mundo, não é mesmo?
Pois é: é mesmo engraçado como os pensamentos se desencadeiam... (rsrsrsrs)
Beijos, querida Vanz, e até!

Essência Pura disse...

Cântico do Irmão Sol

São Francisco de Assis

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.

E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes á tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.
******

Querida Vanuza

Somente uma pessoa iluminada como vc poderia nos brindar com algo tão terno, tão especial, sublime em cada palavra...
Fico maravilhada com a capacidade do ser humano em passar seus valores, sua sensibilidade em relação a vida e aos seus semelhantes...vc é uma dessas pessoas...obrigada por ser, por estar e tbem por fazer parte da minha vida...

Saudades desse mundo dos blogs

Um final de semana lindo e cheio de paz pra vc e sua familia

Beijos na alma

Miriam

Beautiful Stranger disse...

esse 'post' é daqueles que nos fazem refletir sobre muitas coisas que talvez ignoramos; tudo é tão perfeito se olharmos de forma diferente; sim, devemos pensar bem...


:)
http://strangerbeautiful.blogspot.com/

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vanuza, voltei para reler o teu maravilhoso post e desejar-te um belíssimo Sábado...
Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Anônimo disse...

Olá Vanuza, uma delícia ouvir falar de Irmão Francisco desta forma...A forma como ele respeitou a vida dos "irmãos animais", esta sim foi verdadeira. Nunca ouvi dizer que tivesse tirado algum do seu habitat e até o lobo, que vinha importunando o ser humano e amedrontando-o, foi convidado a voltar para casa sem ser importunado ou aprisionado por ele. Ah, se aprendéssemos um pouco com ele... Um beijinho e obrigada por esta linda partilha!

Vanuza Pantaleão disse...

MIRIAM,
IRMÃ MIRIAM
NÃO NOS DEIXE
SOFRER MAIS
DE TANTA SAUDADE
FRANCISCO
ME SEGREDOU:
"MIRIAM,
ESSÊNCIA
DO AMOR!"
------------
Obrigada, querida, por fazer essa execeção adorável em vir nos visitar!
Domingo com os pássaros de Floripa a te despertar!!!Bjsss

Vanuza Pantaleão disse...

Corrigindo o que a emoção me fez errar: EXCEÇÃO.

Daniel disse...

Vanuza

Pobreza, humanidade, pureza e beleza, são as prerrogativas que emanam do teu poste, no meu ponto de vista, admitados do Santo de Assis.
A propósito, sabes que dia do ano é o de São Francisco de Assis?
Posso ajudar?
Dia 4 de Outubro!
Se passares pelo, pelo pedaço, aos amigos apenas se gosta que o sejam, vai ao "deparmento" tejonorte, criado de prósito, para armazenenar uma novela sob esse nome, que ando a escrever e comecei a publicar no "Jornal da Amodora." Está lá o primeiro capítulo.
Beijos,
Daniel

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

Querida Vanuza,

admirando o novo post e levando a mensagem no coração!
Que seu domingo esteja suave e que a semana inicie com muita alegria e amor, junto aos seus!

Beijos

*****

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vanuza, venho desejar-te uma boa noite e começo de semana feliz... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Anônimo disse...

Vanuza, há coisas curiosas mesmo. Não é que, na mesma sexta-feira, eu também usei uma referência de Francisco de Assis no meu post? No caso foi uma imagem de Giotto com Francisco e... os passarinhos. Pois então...
Estive agora a pôr a visita em dia mas o que gostei mesmo, melhor dito, amei mesmo, foi o texto sobre o Francisco de Assis.
Lá vem Francisco, lá vem Vanuza!
Bjs, amiga, e uma boa semana!

Pelos caminhos da vida. disse...

Tem post especial lá para vc.

beijooo

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vanuza, venho desejar-te uma boa noite e feliz início de semana... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Passei para desejar uma ótima semana. beijos

Regular Joe disse...

Vanuza, as suas mensagens de amor puro estão ficando cada vez mais lindas... vir aqui me proporciona uma paz muito grande.
Beijos, querida, do João

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Esqueci, tenho uma tartaruga enorme que se chama Madalena e adora comer camarão

LOURO disse...

Olá Vanuza,passei para te desejar
uma boa semana,
beijinhos de carinho e amizade
Lourenço

O Árabe disse...

Grande Francisco... excelente post! :) Boa semana.

Mello disse...

Olá Vanuza!
Minha querida ainda não te visitei porque estou doente. Há dois anos tive uma depressão, mas não foi tratada, este ano tenho sentido os efeitos do passado. Estive deitada, a dormir como se hibernasse, o fim de semana todo. Mais, arrasto-me: com dores nos músculos e na cabeça, não consigo ler o que escrevo, mas mesmo assim vou para as aulas. Não li todo o teu comentário, na minha caixa de mensagens tenho mais 10 comentários ainda não publicados. Quando te falei nos antigos comentários foi para que soubesses que eu também tinha sido presseguida. Não te tinha dito nada porque achava que era melhor evitar pôr mais lenha na fogueira. Mas, uma vez que tens o meu mail, achei que não devia haver segredos entre nós. Se eu duvidasse do teu carácter nunca te visitaria. Não vou comentar o teu novo, porque já me sinto muito cansada. Por favor amiga tem paciência comigo, só posso ser tratada a 18 de Dezembro, quando for para a minha terra Natal. Estou a tentar dar a voltar por cima, mas tem sido difícil. Hoje já és a segunda pessoa que tenho que dizer que não estou diferente, estou doente. Quando puder volto e comento S. Francisco é o meu santo preferido. Se te magoei perdoa-me. Se tiver erros ortográficos também não consigo voltar atrás para ler o escrevi.
Beijinhos e fica bem!

Graça Mello

Vanuza Pantaleão disse...

PERSEGUIÇÕES E MAIS PERSEGUIÇÕES ÀS NOSSAS POETAS E ESCRITORAS...SERÁ QUE TEREI QUE BOTAR A BOCA NO TROMBONE DE NOVO? OLHA AQUI, SEUS CRÁPULAS, OU VOCÊS PARAM OU VOU DAR OS NOMEZINHOS NOJENTOS DE VOCÊS E COM TODOS OS

DETALHES ESCABROSOS!
É ISSO O QUE VOCÊS QUEREM???

SÃO FRANCISCO E TODOS OS SERES ILUMINADOS NÃO ERAM TOLOS E CLAMARAM SEMPRE POR JUSTIÇA!!!

~~ reciclando ~~ disse...

Nunca li coisa tão linda e nunca soube que animais eram bons para a saúde, seu post presta um serviço ao povo e aos jovens e pais brasileiros.
Tem gente ruim nesse mundo, minha filha, mas esse pessoal vão encontrar quem lhes ensine o que é bom pra tosse, tenha fé em Deus, isso passa!

pico minha ilha disse...

Beijos amiga e uma
...._.;_“.-._
...{`--..-.“_,}
.{;..\,__...-“/}
.{..“-`.._;..-“;
....`“--.._..-“
........,--\\..,-“-.
........`-..\(..“-...\
...............\.;---,/
..........,-““-;\
......../....-“.)..\
........\,---“`...\\
....._.;_“.-._ COM CARINHO

Daniel disse...

Vanuza

Como sempre, fiquei muito sesibilizado com os teus comentários. És muito gentil de facto.
Olha, editei já o segundo capítulo do "Tejo Norte".
Considero-te com beijinhos,
Daniel

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia Vanuza!

Ontem qdo vi aqui,me impressionei com o comentário que a Mello deixou aqui(digamos um desabafo).
Fiquei revoltada,indignada.
Qualquer pessoa que ler percebe que essa moça está sendo perseguida.
Mas meu Deus,perseguir porque?
Ela esta doente,não me conformo com isso,isso tudo que li aqui é muito revoltante.

DEUS FAÇA A SUA JUSTIÇA.

beijooo.

Katia De Carli disse...

Oi Van
Mas a vida não é assim? Ora a gente chora, ora a gente ri... se assim não fosse seria uma chatice eterna! rs
Hoje é dia de rir um pouquinho...
Beijo e bom dia, aí, porque aqui está tudo desmanchando de tanta água!

Katia De Carli disse...

Ah! Ia me esquecendo... ontem, no Centro, lembrei de você... ia colocar água na mesa e enquanto caminhava meus companheiros estavam cantando a Oração de São Francisco...
+beijo

A Voz da Floresta disse...

Se os cães e gatos de rua estivessem aqui e a natureza pudesse falar a nossa linguagem, por certo diriam:
Obrigada, Francisco!
Parabéns, Vanuza!

Maria disse...

Olá amiga Vanuza, belo texto acerca do S. Francisco é simplesmente fabuloso uma grande lição de vida. Parabéns e um Bj grande

rosa dourada/ondina azul disse...

Belo texto, Vanuza !

Como naquele tempo
em que Francisco viveu !

Adorei :)))

Beijinho,

Mariazita disse...

Muito bonito, este conto sobre S.Francisco!
A maneira como o escreves leva-nos a pensar que é um relato verídico, e não uma ficção.

Os animais...oh, adoro animais!
O meu sonho era ter uma quinta (no Brasil creio que chamam fazenda...) na qual haveria toda a espécie de animais (menos os selvagens, claro!)
Adorei o post.

Beijinhos
Mariazita

Adriano disse...

Muito bonito o post, ainda mais se tratando de São Francisco de Assis, gostei bastante! Um grande abraço!

Pelos caminhos da vida. disse...

Passando aqui para deixar um boa noite para vc amiga.

beijooo.

Mariazita disse...

Querida Vanuza
Acabei de receber uma mensagem duma amiga brasileira. Vê:

"Boa tarde gente...
Hoje vibro e torço pelos irmãos que residem no sul do país.
É calamitoso o estado das cidades, cresce dia-a-dia o número de mortos e desabrigados, vitimados por chuvas que não dão trégua...
Oxalá pare de chover, dando condições de reerguerem o que desabou, sanando os danos mais imediatos.
Vejam abaixo algumas fotos assustadoras do que falo....
Que nossa Mãe Misericordiosa olhe por todos eles...
Beijos,
Rose Oliveira

Não posso colocar aqui as fotos.

Vi o que escreveste ontem no meu blog.
O que quero dizer-te é que estou solidária e vou unir-me, em pensamento, à amiga Miriam e a todos que estão tão necessitados.
Deus vai ajudar.

Beijinhos
Mariazita

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia amiga!

O que devo fazer para participar dessa solidariedade com o povo de Santa Catarina?
Que bom saber que a Mirian está bem.
Um gde abraço Vanuza.

bjs.

Pelos caminhos da vida. disse...

Olá amiga!

Acabei de acrescentar em minha postagem um SOS: Santa Catarina.
Estive agora a pouco num Batalhão do Corpo de Bombeiros e eles me explicaram o que cada um que for ajudar deve fazer.
Vamos atraves da blogsfera ajudar nossos irmãos Catarinenses.
Se cada um fazer a sua parte pode ter certeza de que esses irmãos vão superar essa tragédia e essa dor.
Que Deus ilumine nós todos.

beijooo.

Anônimo disse...

Oi Querida.. primeiramente passo aqui no seu cantinho para lhe agradecer a visita e dizer que ja estou add sou blog em meus favoritos viu.
Adorei seu texto sobre o irmão Francisco de Assim, com certeza foi e é claro continua sendo um espírito iluminado que veio em encarnação a Terra para nos deixar sua lição de amor e de luz, assim como tantos outros : Madre Teresa , Gandi, Chico Xavier etc etc...
Em relação a animais com certeza hoje ja é comprovado ate mesmo cientificamente que os animais são serzinhos capazes de ajudar muito a pessoas com problemas diversos.
Desde uma depressão ate mesmo no caso de doença.
Otima postagem .. demonstrando que tu tens um espirito lindo querida..
Obrigada por me visitar e volte sempre
A casa é sua!!

beijos

Essência Pura disse...

Querida Vanuza

Como te agradecer por esse apoio a mim e ao meu Estado de Santa Catarina...não podes imaginar como esse tipo de ajuda é necessária...li o seu post e lhe digo que toda a ajuda que poderem arrecadar será bem vinda....procurem a Defesa Civil, deixem nas Prefeituras, nas Secretarias Municipais e Estaduais que eles mesmo se encarregam de mandar para a Defesa Civil de Santa Catarina...
Realmente é desesperador toda essa situação e infelizmente (ou não) o que é mostrado nas televisões é bem mais ameno do que a realidade...

Ainda a pouco a chuva começou a cair de novo, aqui na Ilha, onde tivemos um caso fatal, é como se cada gota fosse uma punhalada...ficamos pensando nos outros irmãos que sofrem por ter perdido tudo....

Meu empenho agora, como em 1983, onde tbem senti de perto esse desespero, é total...

Obrigada por tudo
Fica em paz
Beijo de esperança

Miriam

Francine Esqueda disse...

Lindissima e sensivel postagem!
Por essas e outras que eu sou sua fã!
bjus!

Nilson Barcelli disse...

Uma história muito bonita, num post muito interessante.
Se amássemos os outros um pouco mais, tudo seria mais fácil...
Beijinhos.

Pelos caminhos da vida. disse...

Vanuza, ontem e hoje estou seguindo pela tv o acontecido já me emocionei bastante,mas procuro me controlar pois tenho uma filha de 10 anos e não quero que ela fique vendo eu assim,é muito triste tudo isso,vou deixar essa postagem sim,tenho certeza de que nossos amigos da blosfera tb vão fazer a parte deles.
Acrescentie no meu post o comentario da Mirian ok?
Aqui no prédio onde moro já fizeram campanha e estão arrecadando donativos para eles.
Fique com Deus amiga,e que ele abençõe os Catarinenses.

bjs.

pico minha ilha disse...

Estou tão longe amiga.Adorava poder ajudar, mas nem sei como, vou rezar por todos.Beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia amiga!

Têm tido mais noticias de Sta Catarina atraves da Miriam?
Têm vários amigos meus blogueiros que tb aderiram a essa campanha de solidariedade em prol dos Catarinenses,eu sabia que poderíamos contar com a blogsfera,têm muita gente humana ainda nesse mundão de Deus amiga.
Caso se comunique com a Miriam,fale para ela que mandei um gde abraço.
Que Deus nos abençõe e tb a todos, e que ele tenha piedade dessa gente toda que está sofrendo com essa calamidade.

Um gde abraço amiga.

Obs: mantenha-me informada!!

bjs.

Pelos caminhos da vida. disse...

Amiga,já coloquei o link que a Miriam mandou.
Tenho recebido e-mails de amigos blogueiros que de uma maneira ou de outra estão ajudando.
Tb me cadastrei num site de Voluntários Online Sos Santa Catarina,caso queira se inscrever tb me avise que encaminho o site por e-mail para vc.
Fique com Deus amiga.

beijooo.

Anônimo disse...

Oi querida amiga nao agradeça nao..
todos nos temos mesmo que nos juntar por essa campanha..
Afinal somos todos irmãos

Otima tarde minha linda

bjs

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

QUE COISA LINDA, QUE ATITUDE LOUVÁVEL A SUA, TEMOS SIM QUE AJUDAR OS CATARINENSES,, E COMO VOCÊ MESMO EXPLICA AQUI NO SEU BLOG, EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS DE FAZER ISSO. PARABÉNS.
ACABEI DE POSTAR SOBRE OS PSICOPATAS. BEIJOS

Katia De Carli disse...

Oi Van
É Centro Espírita sim, Kardecista. Trabalho lá duas vezes por semana fora os estudos que dou em outras casas... estou usando os "talentos" que Ele me confiou,
Parabéns pelo incentivo à ajuda humanitário, por aqui as coisas também estão feias... não tanto quanto em SC mas mesmo assim chove sem parar...
Mas se cada um fizer um pouquinho juntos podemos muito.
beijos

Lúcia Laborda disse...

Oie linda! Imagens belas e imagens tristes, mas infelizmente reais. Belo post! Gostei muito da mensagem de D. Helder! Muito verdadeira.
Beijos

Lilith disse...

Querida, muito obriagada pela sua vista e seja sempre muito bem vinda

Eu adorei ser comunicada sobre a campanha e amanha mesmo vou mencionar a respeito lá no Amores.

Parabéns pela iniciativa. também vou contribuir.

Bj imenso

Beautiful Stranger disse...

querida amiga, lindo gesto; claro que pode contar comigo, acabo de colocar um texto especialmente para sensibilizar as pessoas para nos unirmos e ao menos amenizar o sofrimento de nossos irmãos catarinenses; em todo o brasil as pessoas estão se mobilizando; utilizar a blogosfera por motivos como esse é mais que justo; na cidade onde moro muitos já estão ajudando e espero conseguir ainda mais; vamos todos de mãos dadas que conseguiremos vencer...

:D
http://www.strangerbeautiful.blogspot.com/

LOURO disse...

Olá Amiga Vanuza, aqui deste lado do Atlântico, sou solidário com o povo de S. Catarina... Como ajudar ?
Vou tentar saber o que posso fazer... Beijinhos de boa noite,
Lourenço

SAM disse...

Ahhhhh, lindo texto! São Francisco....Que beleza! E tantas são as terapias com nossos amiguinhos, já presenciei casos maravilhosos na eqüinoterapia para pessoas que sofrem problemas emocionais, dependentes químicos, autisimo ou síndrome de Down.

Sobre esta tristeza em Sta. Catarina, estão amplamente divulgando através de emails e todas as vias da net. Bom você dar a sua colaboração no post.


Enfim, beleza e utilidade neste post.

Grande beijo!

Pelos caminhos da vida. disse...

Olá amiga!

Tudo bem com vc?
E a Miriam como está?
Andei pelos blogs hoje e vi bastante solidariedade entre os blogueiros,fizemos uma corrente mesmo amiga.
Corrente de amor,fé,união.
Ainda estou abalada com tudo isso,acho que nem o tempo vai apagar o que vi e ouvi,imagino quem passou por isso.
Que Deus ilumine a todos nós.
Boa noite amiga.

beijooo.

Anônimo disse...

Querida tem um pequeno presente para voce no meu blog

bejos

Katia De Carli disse...

Van querida
Desculpa não ter respondido seu pedido... É amiga... tanta coisa acontecendo... e tão perto!
A gente está acostumado a ver pela tv tragédias como se vê filme ou jogo dew vídeo game, mas quando ela bate à nossa porta é que percebemos o quanto somos frágeis e também o quanto podemos ser fortes nas adversidades.
Aqui no ES a tragédia não foi como em SC, mas também tem muita gente que perdeu o pouco que tinha...
Então, sofro pelos Catarinenses, mas minha ajuda está focada nos meus irmãos capixabas.
beijo e bom fim de semana

Anônimo disse...

Amigaaaaaaaaaaa peguei um selinho de um trevo lindinho que tem aqui .. se nao for esse pode me falar .
Obrigada pelo presentinho viu minha linda que bom que gostou do meu tambem

beijosss

Anônimo disse...

Oi linda obirgada mesmo.. e se DeusQuiser e ele há de querer a Mirian vai seguir firme e forte apesar de todos os desabores.
A tarde esta agradavel mesmo minha linda , mais passei uma semana com uma gripe daquelas ai ja viu na ainda to meio molinha rsrs.
Bem amada so tenho pc aqui no serviço portanto ja passo para desejar a voce um lindo final de semana viu!
Que Deus lhe abençoe minha amiga

bjs e até segunda

[~eu&vc~] disse...

Nem deu tempo da gente preparar o novo post de Natal, viemos correndo.
Estamos muito pesarosos!

Pelos caminhos da vida. disse...

Um fim de semana de muita luz amiga.

Um gde abraço,se entrar em contato com a Miriam fale que mandei um gde abraço para ela.

beijooo.

Anônimo disse...

Oie linda! Bom fim de semana! Acredito que cada qual em seu canto, fez o que pode, o que esteve ao seu alcance. Que Deus tenha piedade da humanidade!
Beijos

pico minha ilha disse...

Um beijo e um bom fim de semana.S

Daniel disse...

Vanuza

Valha-nos S. Francico de Assis, efectivamente. Os catarinenses sofrem as cheias. Tal, como sofreria o Santo. Ao ver os efeitos, confesso-me extemamente chocado, até porque o sitio me parece familiar.
Recebia vária correspondência e tenho recortes de jonais arquivados, com colunas filatélicas.
Tenho mais um capítulo de "Tejo Norte" e na banda principal, o poema "Madrugadas de Lisboa".
Como sempre, os amigos não obrigam amigos!...
Beijos,
Daniel

Quero estar com você disse...

Esse seu coração é infinitamente lindo, amiga.
Vou passar o Natal no interior e deixei uma simples prece natalina.

Boas Festas para todos!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vanuza, venho desejar-te um belo fim de semana... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vanuza, apesar de todas as vivicitudes que a região de S. Catarinha está a passar, não quero deixar passar este dia para te desejar um belíssimo fim de semana, na Paz de Deus... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Pelos caminhos da vida. disse...

Olá amiga!

Tudo bem com vc?

Passei por aqui para desejar um fim de semana de luz.

Um gde abraço.

Ah...teve noticias da Miriam?
Como esta por lá?

beijooo.

O Profeta disse...

Contigo...aprendo...


Sou palavra perdida no silêncio
Gerada no ventre do Mar
Grinalda de perdidos sonhos
O passado do verbo amar

Amei!
Voar na chegada de cada Primavera
Pintar de luz as cores do verão
Pisei o tapete das folhas de Outono
Acendi em cada inverno uma fogueira de paixão


Convido-te ao encontro com o meu “Eu”

Bom domingo


Mágico beijo

TROVADOR APAIXONADO disse...

O maior de todos os sentimentos é a freternidade e Francisco soube nos trazer essa lição.

Pena que não aprendemos...

Jardineiro de Plantão disse...

Adoro animais... adoramos animais... uma das filhas é veterinária... em tempos esta casa mais parecia um zoológico, agora só por cá está uma cadela jardineira "Pastora Australiana"

Gostei bastante do seu texto. Sendo de ficção mostra o carinho que vc sente pelos mesmos.

Abraços

" R y k @ r d o " disse...

Um bom post com muita matéria para reflexão.

Aguardo um olá

aqui:

http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/

Cumpts
.

São disse...

Um abraço fraterno para as pessoas sofredoras de Santa Catarina.
Uma boa semana para si.

pico minha ilha disse...

Beijinhos e uma semana com muita luz .

Dona Sra. Urtigão disse...

Amar os animais, isto é bem mais fácil do que ter tolerancia com os animais Humanos. Parabens pelo teu texto e principalmente pelo teu espirito.

Pelos caminhos da vida. disse...

Boa tarde amiga,tudo bem com vc?

Eu continuo acompanhando pela tv sobre Santa Catarina é triste e ainda contina crítico,mas por um lado fico contente de tb ver a solidariedade do povo Brasileiro,não é a toa que amo meu PAÍS,e sou Brasileira com muito orgulho.
Aqui onde moro os donativos continuam,todos os dias chegam mais e mais e,esse povo tão sofrido vai se levantar e recontruir tudo de novo.
Afinal somos Brasileiros e nunca desistimos.

Uma semana de muita luz e bençãos para todos nós amiga.

Ah..fiquei contente tb,pois fui visitar o blog da Mello e ela fez postagem nova.


Um gde abraço.

bjs.

gosto de bichos disse...

Um post perfeito, poucos, no tema, se igualam a ele e ainda pegou emprestado o meu golfinho, he, he, he.
Desculpe só vir agora, são as Festas, minha amiga.

Amei demais!

.Sim Eu Digo disse...

Adoro o Chico
Tristeza
Em Santa
Retorno
Ano que vem...

Anônimo disse...

As homenagens desta página não apenas quer retrar a vida de grandes homens e mulheres ou seus feitos, mas levar ao leitor um encontro pessoal da escritora com cada um deles, de uma forma especial e carinhosa que desperta em nós uma grande vontade conhecer esses personagens da nossa história, até mesmo dos anônimos.
Um grande abraços a todos!

disse...

Descobri o seu blog e encantei-me!
Obrigada e um abraço de Luz de Portugal