terça-feira, 20 de maio de 2008

TULIPAS...ONDE FICAM?

Bem, elas ficavam lá na distante e oriental Turquia, "primas" das mal sinadas papoulas. É...aquela história do ópio, etc. e tal. Tão lindas as papoulas! Como as amo, mas como as perseguem pelo vício humano e a natureza sempre "paga o pato".
AS TULIPAS: foi numa tarde qualquer de um dia e ano idens. Não gosto de datas, nem dados exatos. Surge na telinha da TV um documentário sobre CLUSIUS. Não o conhecem? Nem eu o conhecia até àquele momento...e o programa foi se desenvolvendo bem e tão estranhamente tocante que, repentinamente, minha alma, meu ser interior já a ele se mesclava.
CLUSIUS foi o primeiro médico da primeira Universidade de Medicina da Europa, localizada em Leiden, na Holanda (tenho um pouco de sangue de lá, pouquinho só). Esse Sábio, botânico excepcional em uma de suas inúmeras viagens, trouxe da Turquia, bulbos (batatas) de uma espécie de flores que o encantaram incrivelmente e ao chegar à sua Universidade as depositou em canteiros bem adubados.
Viraram "febre" nos Países Baixos as exóticas TULIPAS e, a tal ponto que influenciaram até na cotação da bolsa de valores. Dívidas eram pagas sob a forma de bulbos raros; jardins eram saqueados na calada da noite e essa FLOR tornou-se para a Nação Holandesa um dos seus maiores Símbolos Internacionais. Hoje, plantações gigantescas são feitas e exportadas do solo holandês, mesmo sob o perigo - já controlado - da invasão do mar.
E na antiga cidade de LEIDEN, onde o grande Rembrantd criou sua ARTE para a posteridade, ficou guardada, na memória do seu povo e na Universidade os antigos canteiros de plantas medicinais de CLUSIUS e suas...TULIPAS.
Tulipas são tratadas como flores "nobres" e muito cobiçadas ainda na atualidade, mas para mim, elas têm um significado muito mais pessoal e oculto que não saberia explicar.
Só sei dizer que as mesmas vão além, muito além do que tentei lhes dizer...
-----------------------------------------------------------------------------------------------
As fotos abaixo correspondem: 1- CIDADE DE LEIDEN, NA HOLANDA;2- PINTOR REMBRANDT;3- CLUSIUS;4/5/6- IMAGENS DE TULIPAS.





20 comentários:

JADY ALVES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

A natureza fez um grande favor ao homem, que ingrato não soube retribuir. Tanta beleza, que merecia todo respeito e dignidade. As tulipas são mais um exemplo da arte da grande mãe Natureza. Aplausos para ela. Beijoos!

Vicente disse...

O amor à natureza é o amor a Deus! Você sabe do que fala, por isso estou aqui para lhe envidar meus votos de êxito no seu trabalho literário.

Dorinha disse...

Só lendo você consegui obter alguns detalhes desconhecidos dessa flor ímpar. Aprendi muito!

JADY ALVES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

A importância da medicina na humanidade foi fundamental para o desenvolvimento da mesma e esse pesquisador foi um dos mais extraordinários que passaram pela fase da Terra. Guilherme

Carlos Diego Córdoba (PhD) disse...

Estimada colega, he disfrutado mucho con su blog. Una manera distinta de entender la naturaleza y su evolución. En Argentina tenemos el ombu, que nos vino de la India y hoy es un símbolo nuestro, dijo el poeta "Cada comarca en la tierra tiene un rasgo prominente, el Brasil su sol ardiente, minas de plata el Perú, Buenos Aires tierra hermosa, tiene la pampa grandiosa, la pampa tiene el ombu"
Gracias por su comentario en mi blog

José Carlos Neves Lopes disse...

Obrigado pela visita. Graças a ela pude conhecer sua linda e interessante página.
Vou indicá-la
Abs.

Anônimo disse...

Perfeição em tudo: na origem, nas imagens, uma aula!

Adriano disse...

Pesquisa de ótima qualidade, nos faz viajar!

CARIOCA disse...

Minha esposa adora tulipas, vou pedir pra ela também ler.

Lúcia disse...

Sim, essas flores são muito especiais e agora eu sei de onde elas realmente se originam.

A VOZ DA FLORESTA disse...

As tulipas e todas as flores ficam no coração da natureza e foi Deus quem as trouxe do céu para nós.

Tita "I Love Jesus!" disse...

Amiga Van, não lembro se naquela intrevista falei de tulipas, quando me referi a lembranças inesquecíveis. Lembro-me sim, de ter falado nas cerejeiras. Se me omiti, que falha a minha, rss. Viva eu quantos anos Deus conceder, jamais esquecerei o verdadeiro "mar" de tulipas que vislumbrei na Itália, em meus doces anos de menina. De tirar a respiração aquela imensidão de campos salpicados de vermelho. Correr com meu irmão neles, foi muito lindo. Uma coisa para JAMAIS esquecer. Por isso, também tenho um carinho muito especial por essas flores, uso rosas nas formatações pq uma boa imagem de tulipa é mais rara na Net. Apaixonada, mas distraidíssima que sou, vez ou outra troco "tulipa por papoula" rsss. Se o fiz na entrevista, foi errata, perdão. Gostei muito de saber que compartilhamos mais isso em comum. Beijosssss

Tita "I Love Jesus!" disse...

*errata 2
(Carinhosa sim, mas tãooo distraida essa tua amiga! rsssss)
Não importa Van querida! Escrevendo INtrevista ou ENtrevista, eu continuo AMANDO tulipas! rsss BEIJO!!!

Coisas Minhas disse...

As tulipas são flores muito especiais e agora eu sei porque.

Só Eu&Você disse...

Tulipas, as flores dos apaixonados, as flores do nosso amor!

Digo Sim disse...

Uma pesquisa maravilhosa.Amo as tulipas!

Armando Leal disse...

Uma maneira tão fácil e gostosa de falar da Cultura Holandesa. Tulipas pra você!

Francy e Carlos disse...

Sim, elas são originárias da Turquia, mas aqui em Lisse, na Holanda, aliás em toda a Holanda, vemos tulipas...E por falar em Holanda, moramos em Leiden...
Chegamos aqui através do google, pois estava procurando uma flor, de uma reportagem de hoje, no Horto Botânico de Leiden que chegou a 8 metros e lá está o teu blog.
Gostei do teu blog e se te apetece ver o nosso, ficas a vontade.
abs,