sexta-feira, 6 de julho de 2012

Labaredas de Junho a Julho


Não, não é preciso ser religioso. Apenas venha, achegue-se a essas barraquinhas de cocadas, pudins, pamonhas, pés-de-moleque que os nossos ambulantes armam com carinho para melhor servirem ao povo que participa dos festejos juninos e julinos. Vale a pena quebrar aquela dieta chata e cairmos de boca nos quitutes ali expostos, essa é "a santa gula" que nenhum santo vai condenar. Ah, com certeza, não vai, não.Não fica pesado no bolso; um real daqui, dois dali, e está completa a deliciosa refeição.
Esperem, estou avistando daqui uma moçoila loura que, em desespero de causa, lança um bilhetinho sobre a cabeça de Santo Antonio. Pode ser que o seu amor tenha sumido na poeira da saia de uma morena e, coitada da loirinha, com o coração aos pedaços, suplica ao santinho já meio careca e abraçado ao Menino Jesus, que dê um jeitinho. Será que ele vai atendê-la? Mais uma dentada na cocada e lá vem chegando São João, ardente em fagulhas e labaredas, assiste ao preparo de batatas doces, mandiocas e milhos, sendo assados no braseiro. E a "santa gula" continua com um fervor sem igual. Vamos comer antes que sejamos comidos, essa é a palavra de ordem.
Pedro, circunspecto e sóbrio, resolve acabar com a brincadeira e, todo engomado nas suas vestes alvas, toma de uma enorme chave dourada e acabou-se o que era doce.
Anarriê! Vamos formar a quadrilha! Entendam, eu falei em quadrilha no melhor dos sentidos. É bom frisar bem isso, pois nos tempos que correm...bom, deixa pra lá!
Quando eu nasci, veio um anjo torto. Peraí, isso é do Carlos, o Drummond. Retomando a palavra: quando eu nasci, uma dessas faíscas atingiu o ventre da minha mãezinha quase torrando-me o pequenino e tenro cérebro, mas meu São Joãozinho permitiu que restasse por ali umas sobras de inspiração. Por isso, hoje aqui estou, torrando a paciência do leitor que ainda, pacientemente, me lê.
Ano que vem tem mais, muito mais!
Na parte musical, vamos de Gal em Festa do Interior.Essa é pra sacudir o arraiá da blogosfera.
Olha a Bahia aí, Siba e Lúcia!!!

37 comentários:

Rodrigo disse...

Fogueira acesa
desperta em nós,
a chama da alegria...

Saborosas comidas nutrem
nossos corpos e paladares..

Ternas bricadeiras
aquecem nossas almas infantis...

Este é nosso arraiá da esperança!

Um grande beijo!!!
Rodrigo

Anônimo disse...

MUY BONITA CELEBRACIÓN.
UN ABRAZO

Anônimo disse...

Minha querida Vanuza!

Um dia, quem sabe? ainda nos encontramos numa festinha assim e passamos juntas momentos únicos !!!
Aqui também temos tanta coisa linda, quando e se um dia vires a este lado do Universo, nunca te esqueças de mim.
De ti nunca me elongarei, mesmo não blogando mais.Nunca!
Ficaste no meu coração desde o primeiro contacto e já lá vão anos que nos conhecemos e se nos conhecemos!!!

Beijão e abraços extensivos ao Gui que é como um outro filhote para mim.

Tua amiga para sempre

Everson Russo disse...

Uma época do ano muito gostosa e muito aconchegante minha amiga...beijos e um belo final de semana pra ti.

Lúcia Laborda disse...

Querida amiga; adoooro São João! Acho ser a melhor do ano. Porque em qualquer lugar, por mais pobre que seja, tem uma fogueirinha, bandeirolas, comidas típicas feitas com produtos plantados no quintal e um sonzinho. É uma festa que qualquer um participa.
Belo post!
Bom fim de semana! Beijos

Everson Russo disse...

Uma excelente semana pra ti minha amiga...paz e flores sempre...beijos.

O Árabe disse...

Pois é... até parece que você é aqui do Nordeste! :) Boa semana, amiga.

Anônimo disse...

Vanuza,minha querida,PARABÉNS atrasados...
Estive sem "compompom" (= pc, na linguagem criativa da minha neta de 3
anos!)´.
My God,que sensação triste,de isolamento do meu Mundo que são vcs, meus queridos,que amo de paixão!!!
Beijooo.
isa.

O Sibarita disse...

-Rapapaaazzzzzzzz! rsrsr Você quer me lenhar dona Vanuza?
-Não Sibarita, nada disso! hahaha
-E quem lhe informou que sou Sibarita? Abra o olho que vc não é japonesa! rsrsrs
-Ué! Não é? Não tô sabendo...
-Sabe sim! Sou eu Santo Antonio!
-Meu Santo Antonio que bom o Senhor aqui, falando em baianês como eu poderia saber? hahahaa
-Minha Menina, virei baiano, agora só falo em baianês, abaianei, virei Olodum, pirei de vez! rsrsrs
-Ah certo... Meu Deus! hahahaha
-Oi a piriguete que jogou o bilhetinho para mim, eu fiz que não vi... Sou otário não, viu? hahaha
-Mas, por que não atendeu meu Santinho?
-Pantaleão, eu tava ao lado do Homem ia atender nada? A não ser se fosse para o Homem cassar minha patente de Santo! rsrssrs Sou louco não, viu? hahaaha
-Mas, um pedido, não teria nada demais!
-Não teria para vc que não a viu me seguindo desde a saída da procissão e piscando o olho para lá eu umas duzentas vezes...
-Teve isso?
-Não teve o que? E eu disfarçava, ela insistia, mostrava a boca com baton vermelhão, menina, hummm.. teve uma hora que o Homem desconfiou e me cutucou, fique foi branco igual a vela! rsrsrs
-Seu Santo...
-Pois é! Ela queria "pegar frete"(baianês: querer ficar com alguém) comigo, se eu tivesse sozinho tudo bem, eu descia do andor, (Já tô de saco cheio de andor, oi não fale para ninguém não! rsrsr)dava uma fugidinha, aliás, tinha muita gente velha, não aguento mais isso não, no próximo ano fala com o pessoal para colocar umas periguetes assanhadas, viu? Conto com vc , pode ser? rsrs(Adoro pepsi-cola, oi que bom! rsrssr)
-O senhor virou carnal mesmo! hahaha
-Fazer o que, se na terra tá em falta de homem? Então, nem santo tá sobrando, desceu para terra a mulherada cai toda enfiadinha! rsrsrs
-Meu Deus perdoa esse Santo! hahaha
-Ei, fale baixinho, assim, o Homem ouve aí é que lenha tudo! hahaha
-O que?
-Deixe para lá vc é muito beata daqui a pouco vai me entregar! Oi sua moça vá rezar seiscentos Pai e Nosso e duzentas Ave Maria, viu? rsrssrs
-Que é isso? O pecador aqui é o senhor e não eu! hahaahah
-Por isso mesmo, vai rezar por mim para tirar os meus pecados! rsrsrs
-Que Santo Antonio é esse meu Deus? hahahahah Vou rezar não! hahaha
-Reze fia, vc tem o coração tão bonzinho, alivie para o seu santinho! rsrssrs Fuiiiiiiiiiiiiii, viu? rsrssr
-Né brincadeira esse santo não!

Vanuza, tô aqui lendo o seu diálogo com Santo Antonio, morrendo de rí! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Porreta seu texto é a verdade do mes de junho, é isso mesmo, mes bacana para nós nordestinos. Junho mês de muito alegria com certeza quer no Santo Antonio, no São João ou São Pedro!

O Sibarita

O Sibarita disse...

Dona moça Vanuza, oi quem atendeu seu cinvite foi o Santo, viu? kkkk

Eu mesmo venho aqui independente do seu chamado, venho sempre é obrigação, vc mora no meu coração, xxiiii rimou! kkkkkkkkkk

Não vi antes por está viajando a trabalho chegeui ontem.

O certo é estou aqui sempre! kkkk

E obrigado pelas palavras bondosas no Sibarita.

O Sibarita

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

É uma época de esquecer tudo o que nos arrelia e partir para a alegria.


Um beijinho com carinho
Sonhadora

Everson Russo disse...

Um dia de muita paz e muita poesia pra ti minha amiga....beijos.

Lúcia Laborda disse...

Oie minha amiga; esqueci de lhe contar, mas quando eu nasci a família já tinha tradição de rezar a trezena de Santo Antonio. Aos poucos a velha guarda foi indo rezar em outra dimensão e fizemos questão de manter a tradição. Desde que meu pai foi embora, mudamos um pouco essa rotina e passamos a fazer Sto. Antonio itinerante: cada noite ele é rezado em casa de irmão, previamente escolhida. A imagem, incenso, velas e todo material necessário, no dia seguinte é levado pelo dono da noite anterior para a próxima e assim, continuamos a integração e participação de todos.
O São João fica liberado para cada um decidir, onde quer passar.
Adorei o post e obrigada pela homenagem a nossa Bahia.
Beijos

* Edméia * disse...

*Querida Amiga Vanuza Pantaleão !!!

*Tô cum SAUDADES de *Ti, menina !!!

*Amiga, estou MUITO FELIZ hoje : 1)

Filha (*Tânia ) passando as férias

da faculdade em casa ; 2)

computador NOVO para mim , agora,

um NOTEBOOK, (meu presente de

aniversario para mim mesma !!!

risos) e 3) internet Wireless

em casa ! (Adeus fios, cabos ...).

*Vanuza, comentando aqui este

teu post ... Menina, sou católica

apostólica romana PRATICANTE,

filha de um mineiro com uma

pernambucana sertaneja , por isso,

frequentei e continuo frequentando

as festas juninas, julinas e

AMANDOOOOO a culinária das

referidas festas do interior !!!

(*Ah, gostei da música da Gal

Costa aqui !!! ).

*Vanuza, por favor, dê um

abraço no teu lindo filho Guilherme

por mim; tá ?! (Ele está bem ?! ).

*Vanuza, vou ficando por aqui !!!

Fiques com Deus !!! *Beijosssssss

e ... *Inté !!! O /

Everson Russo disse...

Um excelente dia pra ti minha amiga,,,repleto de paz e bons acontecimentos....beijos beijos.

O Sibarita disse...

Aimopai! Esse Toninho né brincadeira não! kkkkkkkkkk

O Sibarita

Lúcia Laborda disse...

Querida amiga; estou voltando aos poucos a postar.
Obrigada por tudo. Beijos

Everson Russo disse...

Um belo final de semana pra ti minha amiga....beijos.

Daniel Costa disse...

Amiga Vanuza

Muito saborosa a tuu crónica com sabor do nosdeste, onde os santos populares têm festas de arromba. Terão a diferença das do Porto,por maior prolongamento. Para escrever poema peaquisei.
Encontrei esta pérola, apenas porque te venho convidar a passar pelo TOP SECRET OLAVO, com novo capitulo.
Beijos

Graça Pereira disse...

Querida Vanuza
Um texto saborosamente santo (não fossem eles três...) e popular!
Ai as cocadas, que maravilha!! Mas talvez ficasse pela maçaroca e mandioca assada com manteiga, à moda da minha terra e daí também...

Santo António casamenteiro
Não soube o milagre fazer
Coitado, ficou mesmo solteiro
Na solidão sempre a arder!!

São João mais risonho
Como uma inocente criança
Faz da noite um sonho
a abrir na manhã de esperança!

São Pedro o mais sisudo
É do céu o porteiro...
Dizem que sabe mesmo tudo
é ele que abre o correio!!

Junho dos santos populares
a trazer-nos muita alegria
afugentando todos azares
na sua tripla companhia!!!

Beijocas e um fim de semana muito feliz.
Graça

Evanir disse...

Ter vc comigo é maravilhoso! Obrigada pelo carinho e sua amizade.
Obrigada por reservar um cantinho em sua vida. para abrigar o meu amor e carinho.
obrigada por partilhar comigo.momentos tão sublimes nesta troca gratuita de amizade!
Que Deus te proteja hoje e sempre.
Obrigada também por estar sempre comigo
em todos os momentos da minha vida.
E através dessa magica telinha que encontrei
alegria de viver e lutar sempre .
Aqui tenho amigos reais por isso
sempre digo.
Amigos para Sempre.
Um feliz e abençoado final de semana.
Beijos no coração,Evanir.
Não se esqueça que ..
Estou seguindo -te e te amando.

Tais Luso de Carvalho disse...

Vanuza, creio que as melhores festas de São João foram as do colégio, ainda. Lembro dos vestidos, da quermesse, da maquiagem... tudo tão ingênuo e tão alegre. Poderia eu dizer que não tenho vivido mais essa festa como antigamente. Por quê? Não saberia dizer, outros tempos. Talvez seja mais cultivada no interior do RS. Tenho saudades, sim.

beijo grande.

...Drika disse...

Oi Van... bom regressar aqui amiga, agora com palavras sobre o mar - que tanto amo! Saudades de vc, nem preciso dizer, né?! Estou voltando aos poucos, mas volto =) Desejo que tudo esteja bem com vocês e que o amor do nosso bom Deus seja sentido aí dentro como o mais puro e verdadeiro sentimento, amiga!
Bjs no coração e fica sempre com ele... Abraços!

O Árabe disse...

Aguardo o novo post, Vanuza. Boa semana, amiga!

cirandeira disse...

Ai que delícia, Van! Sentí-me nessa festa, nessa quermesse, acho até que essa "loura" que está aí sou eu, rsrsrs adoro festa junina e
todos os quitutes maravilhosos que nos dão água na boca, huumm! Só mesmo no interior, pra ainda encontrar esses festejos. Adorei voltar no tempo! Obrigada, querida!

Um grande beijo

O Sibarita disse...

Oxente! Ô dileta amiga, não posta mais não, é? Poste, viu? kkkkkkk

O Sibarita

Maria Edméia. disse...

*Vanuza Querida, veja este meu

OUTRO blog :

www.mesadeestudo.blogspot.com

*Beijossssssssss.

*Maria Edméia *

Anônimo disse...

Querida amiga; após um período de descanso poético, estou aos poucos voltando...
Mas adoooro Sto. Antonio e as festas juninas!
Bom fim de semana! Beijos

O Sibarita disse...

Ô fia! kkkk Santo Antônio ta lhe segurando para não postar, é? kkkkk


O Sibarita

Everson Russo disse...

Um belo dia pra ti minha amiga querida,,,beijos e flores...

Everson Russo disse...

Uma bela quinta feira pra ti minha amiga...beijos e flores....

O Sibarita disse...

Ô Fia, FELIZ DIA DOS ESCRITORES, viu?

O Sibarita

Anônimo disse...

Bom fim de semana, minha amiga querida! Muito obrigada pelo carinho de sempre, Deus lhe faça muito feliz e com muita saúde! Beijos

Anônimo disse...

Bom fim de semana, minha amiga querida! Muito obrigada pelo carinho de sempre, Deus lhe faça muito feliz e com muita saúde! Beijos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

passando para deixar um beijinho com carinho e desejar um bom começo de semana.

Sonhadora

O Árabe disse...

Continuo aguardando. Bom resto de semana!

silvioafonso disse...

.


Você tem a facilidade de calar
a minha boca e aguçar os meus
sentidos.
Adoro tudo isso; o que escreve,
o que diz e, talvez, o que sen-
te.

Beijos,

silvioafonso






.