sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Moscas, Milagres e Destino

Roupa suja de molho, moscas se debatem em agonia. Uma a uma, a menina recolhe as "vítimas" daquela fatalidade. As mosquinhas secam-se ao sol, batem as asas e lá se vão para o seu destino.
A criança felicita-se intimamente, está feliz, salvou vidas. Ela não sabe que as moscas são "más", ainda guarda a inocência em si. A menina era eu, a menina sou eu.

Rosa de Lima que nasceu Isabel, teve mudado seu nome pelo povo por sua extraordinária beleza física, peso insuportável para o seu inocente coração. Recusou-se a seguir o seu "destino natural", ou seja, casar-se, filhos...o destino de todas as mulheres, ainda nos tempos atuais. A bela moça buscou os martírios de uma vida monástica, virou freira dominicana e com a humildade da sua essência boa tratou e curou índios e negros nos infectos hospitais andinos, no Peru, na miséria da nossa América Latina.

Tudo muito precário e sem higiene e, em consequência disso, as moscas, milhares delas em reboliço, atormentando a todos e contaminando os enfermos. Por um momento a face clara e hispânica de Rosa se iluminou e, sorridente, dirigiu-se às suas companheiras indesejáveis:
- Por favor, amigas, deixem-nos sossegados!
Lá se foram as moscas em bando e obedientes a uma Voz tão doce e divina.
Seres abjetos essas moscas? Não pensem assim, meus limpinhos amigos. Alguém aí já ouviu falar em "Projeto Genoma"? Já! Pois é, as nojentas mosquinhas possuem o mesmíssimo padrão genético que nós, humanos, ápices da criação (será?).
Rosa de Lima faleceu aos trinta e um anos de idade sentindo fortes dores e sem tomar nenhuma medicação para aplacá-las. Um pouco antes de falecer a madre superiora perguntou-lhe:
- Irmã Rosa, como é "do outro lado"?
A moribunda, num sopro de voz:
- É só Amor, madre, pois só quem ama tem Vida plena e pode ser feliz. E assim, Rosa partiu para a eternidade, seu destino. Aquele que ela escolheu...
A Igreja a canonizou e foi declarada "Protetora das Américas", mas não é isso o que me interessa lá no fundo do meu pensar.
Salvar moscas, salvar plantas, enfim, o planeta, deveria ser esse o destino de todos nós. Porém, "seres" como Rosa só nascem de cem em cem anos e, talvez, nunca mais.
No leito, ao cerrar os olhos de carne, Rosa ainda ouviu o Cântico das Crianças que ela adotara e conta a lenda que pétalas de rosas caíram do alto encobrindo todo o seu corpo.
Uma observação interessante é que na distante Índia existe o Jainismo, uma religião da não-violência onde seus adeptos limpam o chão por onde passam para não sacrificarem nenhum ser vivo.
Ouçamos Gilbert Becaud que com a sua incrível sensibilidade musical já nos embalava a alma, cantando...
"O IMPORTANTE É A ROSA!"



73 comentários:

...Drika disse...

Olá amiga Vanuza!
Sabe que minha mãe nasceu no dia de Santa Rosa de Lima? =) Gosto muito de ler e ver filmes sobre a vida destas pessoas... gosto de ouvir pessoas, tem muito santo e santa por aí =)Gente boa de verdade!
Sabe que um dia tive um sonho com o dia de minha morte, lembrei dele pelo q vc escreveu aqui, eu tbm ouvia crianças e sentia uma bondade irresistível do outro lado... quem dera eu morresse assim=))
Fiquei pensativa com as coisas que vc escreveu, tantos sentimentos bons afloraram...tanta saudade tbm... fiquemos mesmo com as rosas!

Grande abraço e uma rosa do nosso jardim p vc! Bjs e fica com Deus!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Vanuza,

Não conhecia a história da vossa Santa Rosa...adorei.
Texto lindissimo.
A minha falecida mãe é Rosa, a minha também falecida sogra, é Rosa Branca, e tenho uma sobrinha com o mesmo nome da minha sogra.
Rosa foi um nome muito comum aqui em Portugal durante a geração da minha mãe.
Curiosamente não sei se há cá alguma Santa Rosa, nunva ouvi falar.

Adoro conhecer histórias e lendas, ou factos históricos, mesmo que fantasiados. Sinto-me como uma criança.

Obrigada amiga!
Beijinhos,

Anônimo disse...

Cada vez mais lindo o seu blog,suas
Mensagens que mostram o lindo coração de menina,num corpo de mulher!
Beijo.
isa.

Nilson Barcelli disse...

O Gilbert Becaud nunca matou uma mosca, sabia? Deve ser por isso que ele foi tão famoso... quase tanto como a menina que não sabia que as moscas eram más... rs...
Eu mato as moscas que me incomodam (não sou cantor...), mas sei que elas não são más... e eu não sou criança...
Como nós somos diferentes Vanuza... as moscas cavam um fosso entre nós... e nem com asinhas de mosca conseguimos ultrapassar esse fosso...
Falando sério... gostei imenso do seu post. Desde o título à importância da rosa, passando pela Rosa Lima, da qual não sabia tanto como uma asa de mosca roída...
Querida amiga, bom fim de semana.
Beijos.
PS: os seus comentários estão de quarentena por causa do despista da gripe A, mas vão ganhar asas dentro de minutos.

Anônimo disse...

Fiquei tão emocionada. Você conta em forma de conto, e o desenrolar prende a atenção.

Que pessoa mais santa, tão boa. Viver sua vida em prol do próximo, lindo isso querida.

Parabéns pela sua escrita, e assuntos com certeza escolhidos à dedo.

Apesar de ser uma pintura o olhar dela mostra que tipo de alma aquele corpo carregava, é a pureza mesmo.

Pessoas que conseguem amar assim certamente movem multidões. Pela força um dia, o líder será derrubado mas pelo amor as pessoas podem implorar para seguir.

Milhões de beijos. Agradeço essa leitura tão gratificante no meu dia que está só começando.

E concordo, muitos com pouca vergonha por aí. Se cuida amiguinha.

...Drika disse...

=)Que sonho bonito que vc teve, Vanuza! E que bênção, né? São básamos mesmo... este mundo nos prega tanta coisa triste as vezes mas Deus sempre dá um jeitinho de nos mostrar que Ele segue conosco. Seu sonho foi isso =)
Fiquei emocionada tbm ao saber disso, de sua história com esta pessoa abençoada que é esta santa. E vc tbm =)

Um abraço, meu e de minha mãe =)
E apreça sempre para falar de seus sonhos tbm =)

Anônimo disse...

Que ótimo querida, desejo melhoras rápidas para seu Filhinho Felino. Manda um abração pra ele, rs.

Milhões de beijos, "adoooooruuuuu-ti"

cirandeira disse...

Pois é, Vanuza, como bem disseste, pessoas assim só aparecem de cem em cem anos. E se vão prematuramente! De qualquer forma, sempre deixam alguma sementinha...
Bjs

Val Du disse...

Vanuza,

Quantas histórias de amor existem por aí, mas não são divulgadas na proporção que merecem.

Muito obrigada por compartilhar conosco "esse milagre."

Um grande beijo.

...Drika disse...

É...a morte é apenas uma passagem. Tão bom sentir o espírito forte, vivo... nosso corpo é uma morada passageira, que devemos cuidar e amar. Sabe, uma vez sonhei que havia perdido a minha alma e saí com meu anjo a procurá-la pela noite escura. Estavamos em um estábulo e sentia que muitos cavalos passavam ao meu lado, correndo e eu não fiquei com medo. De repente vi um cavalo branco passar correndo ao meu lado, era minha alma e eu fui até onde ele se deitou. Eu o abracei e vi que ele estava ferido, disse-lhe que cuidaria dele e que não deixaria ninguém mais machucá-lo. Amanheceu o dia e eu estava passeando nele, montada, em um lindo lugar... Eu era aí como uma menina... de repente apareceu uma outra criança que sempre brincava comigo. Ela tinha uma bolsa e dentro dela haviam pedras... descobri que era ela que machucava meu cavalo (minha alma) pois atirava as pedras nele. Eu não tive coragem de mandá-la embora dali, de minha vida... mas meu anjo disse que não poderíamos mais brincar juntas e a mandou embora. Aquele anjo era adulto e mais velho, parecia ser Jesus.=))

Apareá mesmo em meus outros blogs, ficarei feliz com sua visita. Fim de ano é assim mesmo, tempo de colocar a casa em ordem =)

Um abraço Vanuza, fica com Deus e bom fim de semana!

By Me disse...

HUMMM...VIM TOMAR UM CAFÉ MAS DE PREFERÊNCIA SEM MOSCAS...:)))
ACREDITO EM MILAGRES...QUEM OS PRATICA ACREDITA NELES...POR ISSO RESULTAM...A FÉ É INDUBITAVELMENTE INFALÍVEL...O DESTINO...ORA O DESTINO? PENSO NA VOCAÇÃO ... QUEM SEGUE A SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO É SORTUDO!!!
JÁ TINHA SAUDADES DE TE ENCONTRAR POR LÁ...FINALMENTE !

UM ABRAÇO CALOROSO E UM BOM FIM DE SEMANA AÍ COM A FAMÍLIA

Graça Pereira disse...

Não conhecia esta Santa-Rosa de Lima e a história da sua vida de crente, de alguém que ama tudo porque tudo é bom! Gostei da maneira como contas e misturas moscas e milagres (quem acreditaria?) e no fim, colhe rosas porque é o mais importante...é de génio, só pode...
Beijos
Graça

Ahab disse...

Hum... Não seriam as moscas más também parte deste belo planeta?

Já pensou o que seria de nós sem as moscas?

Acho que não parou para pensar né?

Mais a Rosa aí... bom... ela simplesmente sabia que as moscas são parte de um todos. Um ecossistema perfeito.

Científicamente falando... eu diria que o aumento populacional de moscas só tende a aumentar o nível de alerta global. É como um termômetro, quanto mais moscas, maior é a poluição provocada por nós humanos. Deveriamos ficar atentos aos pequenos detalhes não?

A Rosa simplesmente sabia de tudo. Não me pergunte como... Mais ela sabia.

Direto da terrinha.
Beijão linda.

Anônimo disse...

Minha linda, adoro ter notícias do seu lindo Gatinho-Filhinho Pantaleão. Que nenéim!

A Igreja me desapontou bastante, não sou católica e nunca fui. Onde há comércio para mim a religião e em especial, o amor deixou de existir.

Realmente, que maravilhosa Santa. Tenho certeza que ela vive hoje muito feliz, onde ela realmente merece e deve ser valorizada pela grande Alma que é. Acho que a vida é eterna.

Irmãs sim. Eu amo todo mundo que gosta de animais. Somos seres especiais e com missão, hehehehe.

Bilhões de beijões com muuuuuuuuuito amor!!

Barbara disse...

Ah Vanuza, tu sabes das coisas.
Fala-se em ecologia isso, aquilo e ninguém lembra que para que o mundo seja ecológico , havemos de cumprir com a ecologia pessoal, do nosso próprio ambiente interno - a partir do qual tudo de faz - ou desfaz - ou refaz.
Lindíssima a história de Santa Rosa de Lima.
Quem perpassa por si mesmo com beleza e inocência compreende e fala com os animais.
"No tempo em que os bichos falavam" - pode ser, " no tempo em que sabíamos ser gente ou ser alguma coisa".
1 abraço.

Lilá(s) disse...

Adorei passar e passear por aqui, voltarei.

SAM disse...

Amiga, uma bela reflexão..Parei alguns minutos para apreciar todas as associações feitas induzida pela sua inteligência. É para pensar. E tudo entremeado com o perfume de Santa Rosa de Lima.


Carinhoso beijo, amiga!

Ahab disse...

Suas moscas sempre foram metáforas... eu apenas apliquei uma dose de realidade neste mundo maluco.

Porque até a reles mosca tem participação neste mundo. Devemos aprecia-las de vez em quando.

As suas moscas, continuam sendo metáforas nas minhas palavras. Leia novamente.

O Árabe disse...

Muito bom, Vanuza! Texto e música, aliás. O Becaud é fantástico, eu acho! :) Boa semana.

Anônimo disse...

eu concordo amiga, acho que todas podem ser portinhas até Deus, mas a Igreja para mim me desaponta à uns 10 anos já.

coitadinha dela, tendo sido condenada dessa forma, quando foi só um Anjinho na Terra fazendo o bem...

bilhões de beijos!

O Sibarita disse...

Ô postou? kkkkkkkkkkkkkk E ficou na surdina, foi fia? Ai meu Deus do céu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dona moça Pantaleãso, porreta seu texto, melhor ainda, saber da Santa Rosa protetora da América Latina.

O Gilbert Becaud. fora de série!

Eita menina retada essa Vanuza meu Deus! kkkkkkkk

bjs
O Sibarita

Maria Letr@ disse...

Olá Vanussa querida!
Lindo texto, cheio de amor, cheio de poesia e cheio, também, da sua sensibilidade.
Abençoada seja!
Perdoe a minha ausência, mas tenho estado com a tal gripezinha .... aborrecidinha como as noites de tempestade .... Mas já estou a ficar bem.
Beijinhos.
Maria Letra

Beth Cerquinho Artesanando a Vida!! disse...

Vanuza..eu tenho que reconhecer..sou abençoada mesmo, as pessoas que Deus aproxima de mim são as melhores...brigadão pelas visitas...e me aguarde.
Bjka nesse coração de ouro

Beth Cerquinho disse...

Oi amada...acho que só ficarei triste o dia em que não puder mais transmitir alegria aos que me cercam. Eu sou o espelho de minha alma.
Muito disso é porque as pessoas que me cercam sejam elas virtuais ou não, são preciosidades,tesouros que vou acolhendo no meio desse turbilhão que é a vida.
Sou grata a toda amizade que conquisto.Não tenho seguidores,tenho pessoas que assim como eu e vc artesanam a vida.
Um grande beijo.
Fique com Deus e com a Santa Rosa que já sei que é devota

Anônimo disse...

Oi linda, tudo bem?

Seu Tigrinho tá muito fofo aí ao lado, dá um beijinho nele.

Beijão, te adoro de montão.

Eduardo Cambuí Jr disse...

Oi Van!!
Muito interessante o seu texto... as pessoas normalmente tem mais empatia com animais como pássaros, cães, gatos, cavalos, etc e matá-los é considerado um ato de crueldade. Mas quanto aos insetos, a coisa muda completamente de figura... é bem curioso isto! Ótimo post!
Bjão!

Lilá(s) disse...

Não conhecia esta história mas adorei, linda mensagem.
Bjs

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Olá Vanuza!

Não conhecia esta Santa com história tão linda e singela.

Quanto desconhecemos neste imenso mundo...

Estou aqui pensando no porque esses lindos acontecimentos não são mais divulgados,explorados mesmo...a bondade é escondida,esquecida e até os dias atuais somos capazes,se houver vontade, de encontrar pessoas assim.

Os humanos estão endurecidos,só os horrores tem lugar em seus interesses..

Belo e rico post,mas me desculpe,eu mesma ando um pouco amarga...gostaria de ter feito um comentário mais doce como a linda história o merecia!!!

Um beijo e concordo:"O importante é a rosa"!

Sonia Regina.

P.S.Meu apartamento,por ser em local muito arborizado,é todos os dias invadido por insetos de vários tipos.Tenho medo,mas procuro não matá-los,apenas os espanto. Agora sei:Santa Rosa deve me soprar a alma para fazer deste modo...

Mais um beijo!

Anônimo disse...

Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
CAMPANHA: VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
NOSSO ATÉ O FIM DO ANO PARA ENERGIZAR 2010!!!

Mona Lisa disse...

Olá

Obrigada pela sua visita.

Adorei ler a vida de Santa Rosa de Lima.

Lembrou-me o colégio em Macau, onde fiz a minha primeira classe.
Tinha o seu nome. "Colégio Santa Rosa de Lima."

Bjs.

Anônimo disse...

Oi amiga, que gracinha. Seu gato deve estar uma fofura!

Minha cachorrinha tá no meu colo agora, meus gatos estão lá em cima. hehehe

Pelos caminhos da vida. disse...

Natal...

É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

FELIZ NATAL!
UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

beijooo.

Rodrigo disse...

Também não conhecia a história desta fantástica mulher.
Mas já ouvi o suficiente para poder conhecer mais desta que é a protetora da América latina.
Sua história de luta e milagres em favor dos pobres do Peru, hoje é levada ao mundo. Seu exemplo permanece vivo!
Um grande beijo!
Rodrigo.

Graça Pereira disse...

UM santo e feliz natal e um ano Novo...mesmo NOVO!!
Um beijo. minha querida
Graça

Sonia Schmorantz disse...

Natal...
É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em toda direção!

FELIZ NATAL!
UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

Luciana disse...

Oi Vanuza

Tudo bem contigo?

Desculpa a ausência mas são mil coisas e compromissos e a gente acaba não conseguindo fazer tudo espero que tudo esteja bem.

Te desejo um excelente fim de semana.

Não esqueci de ti viu?


Bjs

Lu

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Vanuza,

Venho trazer-lhe os meus votos de Natal em forma de poesia.

O Natal não é somente
Celebrar solenemente
A data mais conhecida.
Natal é qualquer momento
De amor e sentimento
Que ilumina a nossa vida.

É o dar sem receber
É no coração conter
Dimensão de caridade.
É dar esmola ao mendigo
Ajudar os sem abrigo
Com franca fraternidade.

Natal é p’ro ser humano
Qualquer altura do ano
Em que visita um doente.
Quando aos fracos dá a mão
E aos tristes em solidão
Ou conforta alguém ausente.

Natal é a força maior
A grande lição de amor
Que o Homem deve saber
Sem grandes filosofias
Natal é todos os dias
Quando o queiramos fazer !...

Beijinhos,

Nilson Barcelli disse...

Querida amiga, desejo a vc e à sua família um Feliz Natal.
Beijos.

SAM disse...

Vanuza, obrigada pela amizade e carinho!



_________________°PAz°
________________°União°
_______________°Alegrias°
______________°Esperanças°
_____________°Amor°Sucesso°
____________°Realizações°Luz°
___________°Respeito°harmonia°
__________°Saúde°solidariedade°
_________°Felicidade°-°Humildade°
________°Confraternização-°Pureza°
_______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
_____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolênciaº
______CAMPANHA MEU AMIGO ESPECIAL
__________________Que
__________________Deus
_________________Continue
_______________Te abençoando!!
Bjos em teu coração iluminado!!!

Daniel Costa disse...

Vanuza

Belíssimo e comovente o texto que escreveste e tive o prazer de ler. Serei do género meditativo e esta quadra tem em mim um efeito mais de comoção (confesso) do que alegria.
Sabes que te admiro e aprecio ler-te. Se falho é porque, passando de quando em vez, visito mas e o post?
Passa sempre ao "amigos selinhos", ali os vais encontrando. Só aviso quando te nomeio.
FESTAS FELIZES!...
Beijos
Daniel

querência disse...

Olá Vanuza, estou passando por aqui para desejar-te um Natal cheio de Paz, muito Amor e um 2010
de Alegrias Renovadas!
Um grande abraço

cristinasiqueira disse...

Oi Amada,

Adoro este teu jeito de ir tecendo TUDO que tem a ver com TUDO!À você que me lê com o coração,


Suspiro pelo ano que se encerra e nos permite tempo de pausa para reflexão.
Durante um tempo longo fui sentindo,sentindo... as vibrações que circulavam ,claras e obscuras,
rápidas demais,fortes e frágeis,distintas e misteriosas,espertas e inocentes,confiantes e assustadoras,enfim
carreguei por todos os lugares um texto ,um amarrado de palavras que a cada noite se desvanecia,depois se encorpava,até que finalmente em uma tarde
se fez nascer ..."ANTES de TUDO".Senti alívio e o contemplei prosa a se dizer poema com olhos amorosos de mãe quando vê seu filhinho pela primeira vez.
Agora este texto é seu,meu presente de Natal,leia sem pressa,o examine lentamente,deixe-se ser tocada por êle.
Envolva-se com a sinceridade transparente com que o escrevi, com a delicadeza,com o tom suave e meditativo.
Compreenda o amor e a dor do texto,o luto e o nascimento ,a coragem a clamar por bravura,a solenidade,o consolo,a humanidade em nós semelhantes.
"Antes de Tudo"...postei no www.cristinasiqueira.blogspot.com

Feliz Natal

Cris

-E para Você,...antes de tudo...

O Árabe disse...

Feliz Natal, Vanuza! Um 2010 de muitas realizações.

cirandeira disse...

Olá amiga, vim desejar-te um Natal
de Paz, família reunida com muita alegria e um 2010 cheio de muito gás, muita criatividade para escreveres teus belos textos!
Muito Amor e muita Saúde para continuar labutando na travessia desse grande mar, que é a vida!
Um grande abraço

Anônimo disse...

Oi linda!

Poxa, seu filhinho felino e sortudo tá bem então? Que bom.
Meu gatinho ganhou um Padrinho, agora não para de ganhar presentes. Isso mesmo, meus animais ganham tratamento de gente. Hehehehehehe.

Desnuda disse...

_________________°PAz°
________________°União°
_______________°Alegrias°
______________°Esperanças°
_____________°Amor°Sucesso°
____________°Realizações°Luz°
___________°Respeito°harmonia°
__________°Saúde°solidariedade°
_________°Felicidade°-°Humildade°
________°Confraternização-°Pureza°
_______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
_____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolênciaº
______CAMPANHA MEU AMIGO ESPECIAL
__________________Que
__________________Deus
_________________Continue
_______________Te abençoando!!
Bjos em teu coração iluminado!!!

...Drika disse...

Vanuza...saudades de vc e suas letrinhas =)

Passei para desejar um abençoado Natal, cheio da presença de Jesus!
E que 2010 seja um ano maravilhoso para você e para todos aqueles que vc ama!

Deus te cuide!
Abraços fraternos!

DarkViolet disse...

é uma belíssima canção, de uma profunididade imensa. Existem montes de rosas que espalham suas pétalas e seus odores pelos recantos do infinito


Que a dádiva da partilha seja a corrente do Ser, nesta época ou noutra altura do ano

Bom Natal

Anônimo disse...

Oi linda, se não pudermos nos falar FELIZ NATAL!!

Desejo toda a felicidade para ti e para os teus, do fundo coração.

Que graça o seu gatinho, ele tem a melhor mamãe do mundo! Sorte dele encontrar você, agora vai ser feliz.

By Me disse...

QUERIDA AMIGA NÃO VIM TOMAR O CAFÉ LITERÁRIO...LEMBREI-ME QUE FALTAVA DESEJAR-TE UM NATAL HARMONIOSO ,CHEIO DE GRAÇA E MUITAS FELICIDADES

UM ABRAÇO

By Me disse...

MUITO OBRIGADA PELAS TUAS PALAVRAS...ACREDITO QUE QUEIRAS OFERECER UM REFRESCO MAS AQUI É INVERNO...E O CAFÉ QUENTINHO DÁ JEITO...:)

FOI UM PRAZER TER A TUA COMPANHIA DURANTE ESTE ANO E ISTO SERÁ PARA CONTINUAR..." A AMIZADE É O VINHO DA VIDA"

BEIJINHO CARINHOSO

Eduardo Cambuí Jr disse...

Van!!
Que este Natal seja maravilhoso pra vc e toda a sua família. Que 2010 seja um ano muitas vezes melhor do que foi 2009... tudo de bom!!!!

Bjão!

FRAN "O Samurai" disse...

Oi Vanuza!

Estou sem computador, mas não esqueci de desejar um Feliz Natal para os meus amigos e amigas. Desejo muitas felicidades, paz e saúde para você! E que o ano que vem seje de muitas conquistas.

Um beijo e Boas Festas.

eva disse...

Vanuza, não podia deixar passar sem agradecer e retribuir os votos natalícios. Pra você, seu filho e todos os que mais ama, votos de um Feliz e Santo Natal. Que a "Protectora das Américas" lhe proteja o lar e a profissão e que 2010 seja um ano de felicidades.
Bjssss, amiga.
Eva

O Sibarita disse...

Dona moça desejo-lhe e aos seus um feliz natal cheio de paz, caridade, harmonia, fé e esperança!

bjs
O Sibarita

Lilá(s) disse...

Olá
Vim deixar um beijinho e desejar Feliz Natal

Anônimo disse...

BOAS FESTAS querida!!! Um milhão de beijos para você.

FELIZ NATAL!!!

Um abraço apertado, amo-te..

Val Du disse...

Querida amiga.

Um ótimo Natal para você.

Um grande beijo.

Anônimo disse...

_________________°PAz°
________________°União°
_______________°Alegrias°
______________°Esperanças°
_____________°Amor°Sucesso°
____________°Realizações°Luz°
___________°Respeito°harmonia°
__________°Saúde°solidariedade°
_________°Felicidade°-°Humildade°
________°Confraternização-°Pureza°
_______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
_____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolênciaº
__________________Que
__________________Deus
_________________Continue
_______________Te abençoando!!
Bjos em teu coração iluminado!!!

Anônimo disse...

Feliz Natal minha flor querida!!
Deus abençoe voce e toda sua familia!!
bjssssssss

Lilá(s) disse...

Vim deixar um beijinho e desejar um Feliz Natal.

Nilson Barcelli disse...

Feliz Natal, querida amiga, para vc e para toda a sua família.
Beijos.

J Araújo disse...

Esta é minha mensagem pra você: O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo, ou naquilo que você acreditar dentro de seu coração.

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
São estes os meus mais sinceros desejos.
Bj

...Drika disse...

Amém, amiga, contigo também! Que Jesus cresça sempre em seu coração e no meio de sua família!

Que Sua mansidão inunde todas as pessoas!

Bjs de Natal!

Anônimo disse...

Como foram as festas da minha querida Vanu? Espero que tenham curtido bastante, mas não acabou né? Ano Novo chegando.
Eu vou é comer bem, e fora. Fiz uma super ceia mas no Ano Novo, cozinho não, rs...e você?

Dá um abraço esmagador no Gatinho-filho, e desejo toda felicidade à esta incrível mulher e toda sua família!

Anônimo disse...

Gostava de dar aos meus Amigos prendas lindas,embrulhadas em papel
cheio de estrelas e laços dourados e prateados. Ñ é possível! Então dou-vos o meu Coração cheio de Carinho,Amor e Amizade! O laço,esse,
é feito de Sinceridade e Verdade!
Santo Natal.
Beijo.
isa.

...Drika disse...

Não sei ver onde Deus não esteja em minha vida... até nos momentos difíceis sei que Ele está comigo, sofre comigo e até mais do que eu mesma.
Se você não viu este filme, A cor do paraíso", veja... a parte em que o menino fala de Deus é incrivelmente tocante. Vale a pena ver!

Obrigada pelo carinho de sempre, e que Santa Rosa de Lima a abençoe neste novo ano que vai iniciar. Abraços amiga Vanuza.

Anônimo disse...

oi Lindinha da Ballynha.

Boas festas!

Eu dei um mal-jeito desgraçado nas costas, e pior que não é por estar paradona mas por ter dançado demais, que faço? rs....

Mil beijinhos. Meus gatinhos aqui cumprimentam o seu.

Sonia Schmorantz disse...

Receita de ano novo 
de Carlos Drumond de Andrade
 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo 
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano 
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, 
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo 
até no coração das coisas menos percebidas 
(a começar pelo seu interior) 
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, 
mas com ele se come, se passeia, 
se ama, se compreende, se trabalha, 
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, 
não precisa expedir nem receber mensagens 
(planta recebe mensagens? 
passa telegramas?) 
 

Não precisa 
fazer lista de boas intenções 
para arquivá-las na gaveta. 
Não precisa chorar arrependido 
pelas besteiras consumidas 
nem parvamente acreditar 
que por decreto de esperança 
a partir de janeiro as coisas mudem 
e seja tudo claridade, recompensa, 
justiça entre os homens e as nações, 
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, 
direitos respeitados, começando 
pelo direito augusto de viver. 
 

Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.

Que em 2010 Deus o abençôe com saúde, paz, muito amor e um bom trabalho!
abraço

Anônimo disse...

Bom dia....
Estava eu passeando pela blogosfera e eis q encontro um blog delicioso...
Adorei,de muito bom gosto.
Parabéns...
Um beijo grande.
Um lindo dia para ti.

. disse...

O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada...
Depende dos que vão conosco!

Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ,
SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.

Um ótimo 2010.

Olavo.

Graça Pereira disse...

E o Natal passou: muita luz, alvoroço, riso, amizade, gestos, prendas. Muito tudo. É uma folha de Outono nostálgico que se desprende no Inverno (aqui...) Uma melodia de violoncelo tocada em fundo, em modo menor, entre sininhos e campainhas.
Mas HOJE, no final de um Ano e começo de outro, é-nos pedido um hino à Vida!
Que 2010 nos chegue como um arco-íris sem tempo nem distância, onde os milagres que todos os dias escrevem história aconteçam nesses 365 dias! Recomeçar, é sempre um desafio!
Feliz 2010, minha Amiga.
Um beijo
Graça

Vanuza Pantaleão disse...

Sumiram e hackearam com os meus comentários, mas Santa Rosa de Lima vai fazer Justiça...