segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hoje é dia de Jorge, Ogum e El Khidir

Hoje é dia de Jorge, aquele que nasceu na Capadócia. Fogos de artifícios espoucam pela madrugada, me assustam, mas recupero-me e vejo no céu a festa de Jorge. Porque hoje é dia de um ser de amor, um ser que veio ao mundo pela paz, Jorge.
Chamado de São Jorge pelos católicos, o bom guerreiro que enfrentou o dragão da maldade, o homem de Deus que salvou a donzela, detém uma tradição tão vasta que o aproxima de vários povos do mundo inteiro. Querem ter uma idéia? Na Síria, por exemplo, Jorge é reverenciado como o El Khidir.
El Khidir, o santo de turbante verde que só se apresenta aos que ainda conservam a pureza no coração, aos que estendem sua mão para os mais necessitados. 
Nas religiões afro-brasileiras, ele é sincretizado como Ogum, um guerreiro destemido de espada em punho, montado no seu cavalo branco, percorrendo estradas e socorrendo os que são perseguidos por inimigos cruéis, fechando seus corpos, impedindo que penetre neles os olhos do mal, os chamados olhos grandes dos perversos e invejosos.
Em cada casa humilde, em cada estabelecimento comercial, principalmente nos pequenos bares, os chamados pés sujos, há uma imagem de São Jorge com uma lâmpada vermelha, luzindo de forma perene.
Fernandinha Abreu canta a oração de São Jorge. Salve, Salve, Jorge!

26 comentários:

O Árabe disse...

Salve São Jorge, Saravá Ogum! Mais do que o nome, o que importa é a fé! :) Boa semana, Vanuza.

malaguetasweet disse...

Salve Jorge!!! Passe lá em casa que tem um post que eu queria que vc lesse e opinasse! Bjsss

Anônimo disse...

Querida Vanuza , passando para deixar um beijão..
Deus e São Jorge a Protejam

beijos

Anônimo disse...

Vanuza

S. Jorge como militar romano que, foi, é patrono de vários exércitos. Na sua santidade protector dos humildes, sendo o seu feito maior ter vencido o dragão e salvo a donzela. O Ogum brasileiro é um dos mais populares santos da liturgia.
Exemplar o post.
Beijos querida

Everson Russo disse...

Um dia repleto de paz e poesia pra ti minha amiga querida...beijos e beijos.

cirandeira disse...

Van querida,imagine se estaria com raiva de você! Onde já se viu uma coisa dessas? Estou um pouco afastada dos blogues pq estou acompanhando bem de perto alguém da família, que passou por uma extensa cirurgia; não tenho tido tempo pra nada, nem cabeça pra pensar!

um beijo, querida!

Daniel Costa disse...

Querida Vanuza

Arras por S. Jorge, nada haverá de estranho, DANIEL MILAGRE = DANIEL COSTA. Mas como postei, UMA MULHER UMA JÓIA, em SONHO EMOÇÃO E POESIA, aproveito a informar. O blog tem intenção de reunir uma coletânea de poemas a publicar em 2013.
Beijos

Lúcia Laborda disse...

Minha amiga querida; dia 23 acordamos também ao som de foguetes...
Interessante é como ele se apresenta sob diversas facetas, a depender da crença e da localidade. No candomblé ele é representado por S. Jorge, mas no Rio e São Paulo, é S. Sebastião, mas ainda existe a representação dele como Ogum, segundo os africanos. Porém isso é irrelevante, porque o que importa mesmo é a fé e a força que ele tem sobre a natureza.
Seu netinho está cada dia mais sapeca. Já fala algumas coisas e adora montar a cavalo.
Boa semana! Beijos

Guilherme disse...

São Jorge é o santo mais querido do mundo. Você fez um bom resumo do seu sincretismo. Gostei muito.

O Sibarita disse...

Òké Aro!!! Arolé!(Saudação a Oxossi)

Porreta dona moça! Bom, para nós baianos e os Terreiros da Bahia São Jorge é o Orixá Oxossi. No Rio de Janeiro São Jorge é Ogum na Umbanda, enquanto, para nós é Santo Antonio.

O que importa mesmo é a fé que se tem nesse Santo Guerreiro. Aqui na Bahia foi dia de muita festa, São Jorge tem muitos seguidores e como tal haja alegria e felicidade no seu dia.

Oxóssi (Òsóòsi) é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza. Actualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido em África, mas é bastante difundido no Brasil, em cuba e em outras partes da América onde a cultura iorubá prevaleceu. Isso deve-se ao facto de a cidade de Kêtu, da qual era rei, ter sido destruída quase por completo em meados do século XVIII, e os seus habitantes, muitos consagrados a Oxossi, terem sido vendidos como escravos no Brasil e nas Antilhas. Esse facto possibilitou o renascimento de Kêtu, não como estado, mas como importante nação religiosa do Candomblé.

Oxóssi é o rei de Kêtu, segundo dizem, a origem da dinastia. A Oxóssi são conferidos os títulos de Alakétu, Rei, Senhor de Kêtu, e Oníìlé, o dono da Terra, pois em África cabia ao caçador descobrir o local ideal para instalar uma aldeia, tornando-se assim o primeiro ocupante do lugar, com autoridade sobre os futuros habitantes. É chamado de Olúaiyé ou Oni Aráaiyé, senhor da humanidade, que garante a fartura para os seus descendentes.

Abaixo a oração a São Jorge

Chagas abertas, Sagrado Coração todo amor e bondade, o sangue do meu Senhor Jesus Cristo, no corpo meu se derrame hoje e sempre.
Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me exerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.
Jesus Cristome proteja e me defenda com o poder de sua Santa e Divina Graça, a Virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu Sagrado e divino manto, me protegendo em todas minhas dores e aflições, e Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor, contra as maldades de perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, e em nome da falange do Divino Espírito Santo, me estenda o seu escudo e as suas poderosas anulas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnaise espirituais e de todas sua más influências, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverema ter um olhar sequer que me possa prejudicar.
Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Amém.

Beleza fia e obrigado sempre pelas palavras no Sibarita.

O Sibarita

Everson Russo disse...

Uma bela quinta feira pra ti minha amiga, muita paz, amor e poesias,,,flores e beijos....

Vanuza Pantaleão disse...

Uma aula de Antropologia do Mestre Sibarita. Leiam todos, por favor!

O Sibarita disse...

Dona Vanuza xuidado xom o andor que o Santo é barro! kkkkkk Ou seja, aula de antropologia nada, é bondade do seu coração, obrigado por isso!

Na realidade, nós baianos praticamente nascemos dentro de um terreiro de Candomblé, dái que sabemos algumas coisitas. Como bem sabes sabes aqui impera o sincretismo religioso, quem é do Candomblé vai na Igreja católica, vai na Umbanda, Vai em Centro Espírita Kardecista, vai em Igreja de Protestante. (menos é claro na Universal e curriola que andam difamando as demais religiões infelizmente) O Inverso também é verdadeiro para as demais religiões e cada qual respeitando as outras.

Como Gilberto Gil bem disse numa das suas belas canções: "Todo(a) baiano(a) tem um santo que Deus dá"

Saravá meu pai!

O Verger se apaixounou pelo Candomblé, pela capoeira, pelo acarajé e aqui fincou raizes. Fez estudo profundo sobre esse sincretismo baiano e nas suas gravuras/pinturas e livros retratou e elevou a estima do povo de Santo. Inlusive, se tornou filho de Santo, assim, com Gil é, caetano, Betânia, Gal, Dorival Caymi, Jorge Amado e muitos outros afamados ou não.

O padre que vc sita é filho consanguíneo da Mãe de Santo Gisele, bem com o Padre Cloves filho consanguino da Mãe de Santo América. Ou seja, eles não são Filhos de Santo, são sim Filhos de Mães de Santo, mas, carregam a cabeça feita feita no Terreiro de Candomblé.

E há casos de Padres que largam a batina para se tornarem Filhos de Santo como o Padre Pinto, de 58 anos, suspenso pela Igreja Católica devido ao comportamento polêmico enquanto esteve à frente da igreja da Lapinha, em Salvador – entre outras coisas, o padre abandonou a batina, maquiou-se e vestiu-se de orixá para celebrar uma missa -, iniciou-se, na quarta-feira, no candomblé. O Padre Pinto procurou o terreiro Ilê Axé Ominidê, no bairro Fazenda Grande do Retiro, afirmou que descobriu a vocação para pai-de-santo – o chefe espiritual da religião do candomblé.
A Bahia é isso, fia!

O El Khidir, sim existe e muito, o problema é que não é muito difundido por aqui.

O Pagador de Promessa foi um marco do cinema brasileiro, eita Bahia porreta! kkkkkkkkkkkkkkkk

O Sibarita

Everson Russo disse...

Um lindo final de semana pra ti minha amiga querida, paz, carinho e muito amor...beijos e beijos.

Benno disse...

Mera coincidência, eu não sabia que era dia de São Jorge. Eu não conheço a data dos santos. Só a de todos os santos, assim com a Baia.

Acabei colocando aquele FIM como etapa final de um processo gradativo, pois os leitores foram se desinteressanto pelo meu blog, eu fui me desinteressando por consequência e o mútuo desinteresse foi se retroalimentado, até que vi que não havia mais porque continuar. Continuarei escrevendo, entretanto. Algo parecido com o que Galileu falou, ... e no entando a Terra se move. Deixei público os dois últimos posts que fiz.
Beijos (continuarei vindo aqui)

Benno disse...

obrigado pelas gentis palavras... eu jurava que ninguem daria pela minha falta. desculpe ter lhe causado essa decepçao... quem sabe um dia eu volto. ando mesmo sem tempo para nada, quanto mais ficar escrevendo apenas para mim mesmo, pelo menos pensava ser assim, mas se venho aqui e comento é porque gosto :) Portanto, nao perderemos contato. Beijos

Desnuda disse...

Querida amiga Van,

Salve São Jorge!!! São Jorge tão popular, tão amado e cultuado por diversas crenças, religiões e com tanta fé. Adorei, amiga! Obrigada


PS Tb adorei o comentário do amigo Sibarita e, claro, fiz a oração.


Beijos com carinho e muita proteção sempre pra você e toda família.

Everson Russo disse...

Um sábado cheio de paz e carinho pra ti minha amiga querida, beijos flores e poesias...

Anônimo disse...

Querida amiga; que São Jorge nos proteja! E lhe conserve sempre, essa pessoa maravilhosa, alegre e bonita que é.
Boa semana! Beijos

O Árabe disse...

Boa semana, amiga. Aguardo o próximo post!

Everson Russo disse...

Um bom feriado pra ti amiga...beijos.

Everson Russo disse...

Um bom dia pra ti minha amiga,,,beijos.

O Árabe disse...

Bom resto de semana, amiga; aguardo o novo post.

Daniel Costa disse...

Querida Vanuza

Apenas passo a informar que TOP SECRETO OLAVO, tem novo capitulo e convida a uma vista.

Beijos de amizade

Anônimo disse...

Viva S Jorge então!
Que ele te proteja e a todos.
Beijão

Rodrigo disse...

Somos filhos de todos os santos
A Luz universal nos alimenta
Embaixo da Mão Protetora caminhamos
Degustando o amor do Criador...

Um grande beijo!!
Rodrigo